Agentes penitenciários provocam incêndio em cela e espancam detentos em SP
Imagens obtidas com exclusividade pelo SBT flagram a violência de agentes penitenciários do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) em uma penitenciária de segurança máxima em Presidente Venceslau (P2), a 611 km de São Paulo.
No vídeo, é possível ver um dos agentes jogando gás lacrimogêneo pela fresta da janela de uma cela na qual os detentos teriam iniciado a rebelião.
Quando o recinto é aberto, colchões dificultam a passagem dos agentes, que provocam um incêndio ao lançar uma bomba de efeito moral.
Um extintor de pó químico é usado, mas provoca pouco efeito. O fogo é controlado, quase três minutos após o início, com o auxílio de uma mangueira.
Com a entrada da cela liberada, os presos começam a sair e passam a ser agredidos e ameaçados pelos agentes penitenciários com frases como “você vai morrer”. Algemados, os detentos são arrastados por seus agressores.
Seguno o Sindicato de Agentes Penitenciários de São Paulo (SINDASSP), o vídeo foi feito pelo GIR, em 2008, com a intenção de provar que abusos não eram cometidos. As imagens foram guardadas em sigilo até vazarem recentemente.
Em nota enviada ao SBT, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que instaurou uma sindicância para apurar os fatos e que, se for comprovada qualquer irregularidade, os responsáveis serão punidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.