Topo

Trabalhadores do Comperj ocupam sede do TRT no centro do Rio

Marcos de Paula/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo

Vladimir Platonow

Da Agência Brasil, no Rio

09/03/2015 18h26

Um grupo de trabalhadores do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)  ocupa a sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), no centro do Rio de Janeiro. Eles bloquearam as duas entradas do prédio com mesas e cadeiras e não permitem que ninguém deixe o local. Uma bomba foi jogada próximo aos elevadores.

A ação aconteceu após uma reunião de conciliação entre os trabalhadores, que estão há três meses sem receber, depois que a empresa Alumini teve o contrato suspenso com a Petrobras, e representantes da empresa, da presidência do tribunal, do MPT (Ministério Público do Trabalho) e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Na reunião, ficou definido que a Petrobras vai informar, até o fim desta semana, se reconhece débito no valor aproximado de R$ 14 milhões com a Alumini, que se comprometeu a pagar o valor para fazer as rescisões trabalhistas.

Por causa do impasse entre a Alumini e a Petrobras, cerca de 2.500 trabalhadores não tiveram a rescisão efetivada. Com isso, eles não receberam o dinheiro e estão sem condições legais de buscar outro emprego. Policiais militares do Batalhão de Choque foram chamados e cercam o local.