Brasileiros criticam deputado francês que chamou carne de 'lixo'
Brasileiros usaram o Instagram para atacar o deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou carne brasileira a lixo. Ele bloqueou os comentários na rede.
O que aconteceu
Comentários foram bloqueados nesta quarta-feira (27). Após a polêmica fala de Vincent Trébuchet (UDR), que é relator do orçamento agrícola francês e chamou a carne brasileira de "lixo", o deputado perdeu o controle dos comentários nas suas redes sociais. Centenas de brasileiros usaram as redes sociais para responder à fala do parlamentar francês.
"Brasil alimenta o mundo", disse uma brasileira nos comentários. "Antes de falar dos nossos produtos como se fossem lixo, melhor olhar pro próprio quintal", comentou uma das brasileiras. "O Brasil é uma potência agrícola que alimenta o mundo, enquanto a França tem dificuldade até de manter as ruas limpas e livres de ratos. Vocês gostam de criticar, mas não tem moral: transporte público fedido, gente que não toma banho todo dia?", disse ela.
Maioria dos comentários se referem aos hábitos de higiene dos franceses. Alguns brasileiros dizem ter encontrado ratos nos supermercados ao visitar o país, outros comentaram sobre o cheiro dentro do transporte público. "A França infestada de ratos andando pelas prateleiras dos mercados", diz um internauta. "Usam perfume para disfarçar o odor", comentou outro.
O relator do orçamento agrícola apagou comentários nas redes. Contudo, parte dos usuários do Instagram que criticaram a sua fala que desdenhou da carne brasileira, migrou para o perfil do partido, UDR (União Democrática Ruralista, do francês Union des Droites pour la République).
Senadores franceses fazem oposição ao acordo com Mercosul
Contrariedade sobre acordo com Mercosul é quase unanimidade entre franceses. Dos 348 senadores franceses, 338 são contra o acordo de negociação comercial entre UE (União Européia) e Mercosul. Entre os deputados franceses 484 dos 555 pressionam a Comissão Europeia contra as negociações. O governo de Emmanuel Macron também já confirmou que não irá aceitar o tratado comercial, que é negociado há 25 anos com o Brasil.
Lula já sinalizou que não se importa com a opinião deles. "França não apita mais nada", disse o Presidente da República. O acordo entre Mercosul e UE segue em negociações - a presidenta da União Europeia, Ursula von der Leyen, diz que irá assinar o tratado.
Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva em deputado francês que hoje achincalhou os produtos brasileiros, porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.