Brasileiros criticam deputado francês que chamou carne de 'lixo'

Brasileiros usaram o Instagram para atacar o deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou carne brasileira a lixo. Ele bloqueou os comentários na rede.

O que aconteceu

Comentários foram bloqueados nesta quarta-feira (27). Após a polêmica fala de Vincent Trébuchet (UDR), que é relator do orçamento agrícola francês e chamou a carne brasileira de "lixo", o deputado perdeu o controle dos comentários nas suas redes sociais. Centenas de brasileiros usaram as redes sociais para responder à fala do parlamentar francês.

"Brasil alimenta o mundo", disse uma brasileira nos comentários. "Antes de falar dos nossos produtos como se fossem lixo, melhor olhar pro próprio quintal", comentou uma das brasileiras. "O Brasil é uma potência agrícola que alimenta o mundo, enquanto a França tem dificuldade até de manter as ruas limpas e livres de ratos. Vocês gostam de criticar, mas não tem moral: transporte público fedido, gente que não toma banho todo dia?", disse ela.

"Melhor olhar para o próprio quintal", comentou brasileira em post de parlamentar francês
"Melhor olhar para o próprio quintal", comentou brasileira em post de parlamentar francês Imagem: Reprodução/Instagram

Maioria dos comentários se referem aos hábitos de higiene dos franceses. Alguns brasileiros dizem ter encontrado ratos nos supermercados ao visitar o país, outros comentaram sobre o cheiro dentro do transporte público. "A França infestada de ratos andando pelas prateleiras dos mercados", diz um internauta. "Usam perfume para disfarçar o odor", comentou outro.

Brasileiros comentaram em Instagram de parlamentar que chamou carne de "lixo"
Brasileiros comentaram em Instagram de parlamentar que chamou carne de "lixo" Imagem: Reprodução/Instagram

O relator do orçamento agrícola apagou comentários nas redes. Contudo, parte dos usuários do Instagram que criticaram a sua fala que desdenhou da carne brasileira, migrou para o perfil do partido, UDR (União Democrática Ruralista, do francês Union des Droites pour la République).

Comentários pedem respeito pelo Brasil
Comentários pedem respeito pelo Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Senadores franceses fazem oposição ao acordo com Mercosul

Contrariedade sobre acordo com Mercosul é quase unanimidade entre franceses. Dos 348 senadores franceses, 338 são contra o acordo de negociação comercial entre UE (União Européia) e Mercosul. Entre os deputados franceses 484 dos 555 pressionam a Comissão Europeia contra as negociações. O governo de Emmanuel Macron também já confirmou que não irá aceitar o tratado comercial, que é negociado há 25 anos com o Brasil.

Continua após a publicidade

Lula já sinalizou que não se importa com a opinião deles. "França não apita mais nada", disse o Presidente da República. O acordo entre Mercosul e UE segue em negociações - a presidenta da União Europeia, Ursula von der Leyen, diz que irá assinar o tratado.

Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva em deputado francês que hoje achincalhou os produtos brasileiros, porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.