Óculos da estátua de Michael Jackson são encontrados em favela do Rio
Os óculos da estátua do cantor Michael Jackson na favela Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, foram localizados nesta quarta-feira (22) por Thiago Firmino, DJ, guia turístico e morador da comunidade. A peça havia sido furtada durante o feriado de Tiradentes.
Firmino relatou ter recebido informações de um morador do Santa Marta, que ele não identificou por questão de segurança, sobre o paradeiro dos óculos. "Depois de sondar por vários lugares agora na chuva, encontrei finalmente. Vou guardar agora na minha casa e entregar ao comandante [da UPP] ou o presidente da associação [de moradores]", disse ele.
O monumento foi construído para lembrar a visita de Jackson ao Santa Marta, onde ele gravou o clipe da música "They Don't Care About Us", em 1996. A estátua de bronze foi instalada em 2010 em uma laje no Beco do Curió. Na ocasião, o músico teria feito um acordo com o então traficante Márcio Amaro de Oliveira, Marcinho VP (1970-2003), do Comando Vermelho, para realizar as filmagens no local.
Segundo o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Santa Marta, a área onde está situada a estátua foi isolada por policiais militares desde que houve a notificação do crime. Os PMs trabalham agora "na tentativa de identificar os suspeitos da ação", informou a corporação. Já a Secretaria Municipal de Conservação, responsável pelo monumento, não se pronunciou sobre o assunto.
Outra estátua que, desde a inauguração, vem sendo alvo constante de atos de vandalismo é a do poeta Carlos Drummond de Andrade, situada no calçadão da praia de Copacabana, zona sul.
Em dezembro de 2013, um casal foi flagrado por câmeras de segurança pichando o monumento com tinta branca. Pablo Lucas Faria e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, foram identificados e presos por policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).
O casal foi liberado após prestar depoimento, mas o Ministério Público do Rio denunciou ambos à Justiça pelos crimes de pichação e poluição ambiental de natureza visual. Em caso de pena máxima, os dois estariam sujeitos a punições de um ano de prisão, além de multa.
Para o monumento em homenagem a Drummond, cada conserto dos óculos custou, em média, R$ 3.000. Depois dos recorrentes casos de vandalismo, uma câmera de segurança foi instalada no local, com monitoramento pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Trânsito). (Com Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.