Topo

Esquadrilha da Fumaça retoma shows com novos aviões e manobras ousadas

Márcio Neves

Do UOL, em Pirassununga (SP)

05/08/2015 06h00

Após dois anos sem realizar apresentações públicas, a Esquadrilha da Fumaça voltou a se apresentar pelos céus do Brasil neste mês de julho com aviões mais potentes e modernos e com novas manobras para impressionar o público.

Em dezembro de 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha na FAB (Força Aérea Brasileira), interrompeu a rotina de demonstrações para receber e iniciar a implantação das novas aeronaves: 11 aviões A29 Super Tucano fabricados pela Embraer, que substituem os T27 Tucano, também da Embraer.

Foram 27 meses de treinamentos e estudos para treinamento na nova aeronave e adequação das apresentações para as possibilidades de voo do novo equipamento, que permitiu que o esquadrão pudesse incluir duas novas manobras. Uma delas dá a impressão que o avião está dando cambalhotas, o que exige potência do avião.

As apresentações também passaram a ser feitas utilizando um novo óleo para produzir a fumaça que marca o céu e que, agora, é mais densa e dura mais tempo no ar, facilitando o acompanhamento das manobras pelo público, além de ser ecologicamente correta.

“O Super Tucano é originalmente uma aeronave para combate militar e possui todos os recursos e configurações para fazer interceptações aéreas na defesa do espaço aéreo brasileiro, principalmente nas regiões de fronteiras e foi adaptada para as apresentações da Esquadrilha”, explica o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Marcelo Gobett.

Segundo o sargento Kléber Augusto, especialista em manutenção de aeronaves, o novo avião tem o dobro da potência, possui o equivalente a 1.600 cavalos frente aos 750 cavalos do modelo anterior. A nova aeronave também voa mais rápido, pode chegar a 590 km/h; mais alto, chegando a 10 mil metros de altura; e tem uma autonomia de voo muito maior, podendo voar 2.800 km sem necessidade de reabastecimento.

Cada apresentação da Esquadrilha da Fumaça é realizada por sete aeronaves e dura, em média, 45 minutos. Para saber as datas das próximas apresentações ou para saber como receber o show aéreo na sua cidade, entre em contato com a Esquadrilha da Fumaça no site do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira.