MP-SP recomenda que prefeitura não feche avenida Paulista no domingo
O MP (Ministério Público) recomendou nesta quinta-feira (20) que a Prefeitura de São Paulo não interdite o trânsito na avenida Paulista, na área central da capital paulista, no próximo domingo (23).
A prefeitura anunciou o fechamento da via para veículos por causa da inauguração da ciclovia da avenida Bernardino de Campos, que ligará a Paulista e a rua Vergueiro, no Paraíso, na zona sul da cidade.
A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo expediu a recomendação com base em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2007 pelo município, que limita "a três o número de eventos de duração prolongada e interrupção da via que a municipalidade poderá autorizar, por ano, na avenida Paulista."
O MP lembra que dois eventos já foram realizados no local este ano --a Parada do Orgulho LGBT e a inauguração da ciclovia, no mês de junho-- e que outros dois ocorrerão até o fim do ano --a Corrida de São Silvestre e o Réveillon.
Procurada pela reportagem do UOL, a prefeitura informou que ainda não foi notificada pelo MP e que, por isso, não vai se pronunciar.
Fechamento da Paulista aos domingos
A interdição para veículos da avenida Paulista aos domingos é alvo de polêmica. Na semana passada, o prefeito Fernando Haddad (PT) dava como certo o fechamento da via em todos os domingos. Ontem, porém, Haddad afirmou que o bloqueio da avenida pode ocorrer apenas uma vez por mês, dependendo da "reação da cidade".
A medida é criticada por moradores e comerciantes da via. Entidade que atua como porta-voz de empresários, comerciantes e moradores da região da avenida, a Associação Paulista Viva diz que a iniciativa é apenas uma ação de marketing.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.