Topo

Campanha em SP constrange quem para em vagas para idosos e deficientes

Campanha identifica veículos estacionados em vagas para deficientes em Piracicaba (SP) - Divulgação Semuttran
Campanha identifica veículos estacionados em vagas para deficientes em Piracicaba (SP) Imagem: Divulgação Semuttran

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru (SP)

04/09/2015 06h00

A Secretaria Municipal de Trânsito e de Transportes (Semuttran) de Piracicaba (a 158 km de São Paulo) desenvolve uma campanha que constrange os motoristas que estacionam seus veículos em vagas especiais, destinadas a idosos e deficientes. 

A ação consiste na colocação de adesivos como "alerta” no retrovisor do veículo infrator, ou seja, que esteja parado indevidamente no espaço reservado.

A campanha teve início há pouco mais de uma semana e deve seguir pelo menos até o final de setembro. Além dos agentes de trânsito e funcionários da empresa que administra a Zona Azul na cidade, o projeto ganhou o apoio de outras instituições. Ao todo 23 entidades fecharam acordo com a prefeitura e também estão auxiliando na fiscalização. A multa é considerada uma falta leve, custa R$ 53,20 e dá três pontos na carteira do motorista.

De janeiro a julho deste ano, foram aplicadas 580 multas por estacionamento sem permissão em vagas de idoso e 285 autuações por parar em locais reservados a deficientes.

Eles relatam que o desrespeito ao uso das vagas especiais acontece mais com as reservadas para os idosos. “Já acabou nosso material para identificar os veículos estacionados em vagas destinadas para os idosos. Pedimos mais e estamos aguardando”, conta o representante de uma dessas entidades. A equipe de outra empresa mobilizada diz que os resultados até agora são positivos. “A peça chama a atenção e ao mesmo tempo conscientiza”, afirma.

Piracicaba conta com 273 vagas especiais dentro da área de Zona Azul, além de aproximadamente outras cem vagas em vias públicas. Para a criação da campanha, a secretaria contou com apoio do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Condef).

A empresa concessionária detentora da Zona Azul na cidade foi a responsável pela produção dos adesivos. São 2.000 peças do material, metade volta para o uso indevido de vagas para idosos e a outra metade para a vaga de deficientes.

Cada adesivo traz as seguintes frases: “Não é legal parar em uma vaga que não é sua. Ela foi criada para quem realmente necessita” e “Respeite os mais velhos. Levar vantagem é violar o direito do próximo”.

Para o secretário da Semuttran, Jorge Akira, o ideal seria não precisar fazer essas campanhas, pois a vaga especial é destinada exclusivamente para quem precisa e é uma questão de cidadania. “Em áreas privadas, não dá para multar, nesses lugares vamos apenas pôr os adesivos, mas, se a população ver alguém parar na rua em vagas especiais, tem que chamar um agente de trânsito para que o motorista seja multado”, orienta.

Os veículos que realmente podem parar nas vagas especiais possuem uma credencial emitida pela Semuttran, que prova que a pessoa é deficiente ou idosa e que precisa estacionar nos locais reservados. 

Campanha para constranger quem para em vagas para idosos e deficientes - Divulgação Semuttran - Divulgação Semuttran
Imagem: Divulgação Semuttran