Imigrantes são achados escondidos em cargueiro que veio da Nigéria ao Rio
Dois homens foram encontrados escondidos em um navio de carga no Porto do Rio de Janeiro por volta das 6h desta sexta-feira (9). A embarcação saiu do porto de Lagos, na Nigéria, há cerca de uma semana. A dupla, que estava no compartimento onde fica o leme do navio, foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, na região portuária da capital fluminense.
A identidade e a nacionalidade dos imigrantes não foram confirmadas oficialmente até o momento. De acordo com a PF, eles afirmaram ser de nacionalidade nigeriana e contaram que ficaram alguns dias sem se alimentar, por estarem clandestinos no navio.
Segundo a assessoria de comunicação do Porto do Rio, a presença deles no cargueiro foi detectada pela inspetoria de Docas do local. Já a Polícia Federal informou que eles foram identificados por tripulantes do navio. Guardas portuários então encaminharam a dupla para uma sala, até que os dois fossem recolhidos pela PF. "Eles estavam com muita sede e beberam bastante água", informou a assessoria.
A embarcação "Varr Cosairin", de bandeira panamenha, atracou no Armazém 8 às 17h desta quinta (8). O navio, que veio ao Brasil para pegar uma carga de ferro-gusa, havia chegado ao Rio na manhã do dia anterior, ficando ancorado próximo à área da Ilha Rasa, na Baía de Guanabara.
Repatriação
De acordo com a Polícia Federal, os imigrantes não pediram refúgio até o momento. Por este motivo, "estão sendo adotados os procedimentos para a repatriação ao país de origem, conforme determina a legislação brasileira", já que eles ingressaram em território nacional sem atender às formalidades legais.
A dupla não está presa, mas se encontra à disposição da Justiça brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.