Topo

Imigrantes são achados escondidos em cargueiro que veio da Nigéria ao Rio

Do UOL, no Rio

09/10/2015 14h25Atualizada em 09/10/2015 19h03

Dois homens foram encontrados escondidos em um navio de carga no Porto do Rio de Janeiro por volta das 6h desta sexta-feira (9). A embarcação saiu do porto de Lagos, na Nigéria, há cerca de uma semana. A dupla, que estava no compartimento onde fica o leme do navio, foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, na região portuária da capital fluminense.

A identidade e a nacionalidade dos imigrantes não foram confirmadas oficialmente até o momento. De acordo com a PF, eles afirmaram ser de nacionalidade nigeriana e contaram que ficaram alguns dias sem se alimentar, por estarem clandestinos no navio.

Segundo a assessoria de comunicação do Porto do Rio, a presença deles no cargueiro foi detectada pela inspetoria de Docas do local. Já a Polícia Federal informou que eles foram identificados por tripulantes do navio. Guardas portuários então encaminharam a dupla para uma sala, até que os dois fossem recolhidos pela PF. "Eles estavam com muita sede e beberam bastante água", informou a assessoria.

A embarcação "Varr Cosairin", de bandeira panamenha, atracou no Armazém 8 às 17h desta quinta (8). O navio, que veio ao Brasil para pegar uma carga de ferro-gusa, havia chegado ao Rio na manhã do dia anterior, ficando ancorado próximo à área da Ilha Rasa, na Baía de Guanabara.

Repatriação

De acordo com a Polícia Federal, os imigrantes não pediram refúgio até o momento. Por este motivo, "estão sendo adotados os procedimentos para a repatriação ao país de origem, conforme determina a legislação brasileira", já que eles ingressaram em território nacional sem atender às formalidades legais.

A dupla não está presa, mas se encontra à disposição da Justiça brasileira.