Topo

Sensação térmica no Rio passa os 44ºC e cidade deve ter Réveillon com 40ºC

Banhistas lotaram as praias da cidade nesta segunda (28) - Guito Moreto / Ag. O Globo
Banhistas lotaram as praias da cidade nesta segunda (28) Imagem: Guito Moreto / Ag. O Globo

Do UOL, no Rio

28/12/2015 15h37

A temperatura no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (28) chegou aos 39,8ºC às 14h15, em Guaratiba, na zona oeste da cidade, segundo dados do Centro do Operações da prefeitura. A sensação térmica, no entanto, passou os 40ºC, alcançando, também em Guaratiba, 44,1ºC.

O forte calor lotou as praias da capital fluminense, já cheias com os turistas que vêm para passar o Réveillon em Copacabana. Segundo o governo do Estado, 27 navios com 150 mil turistas já desembarcaram na cidade. A previsão é que outras 565 mil pessoas cheguem ao Rio por via marítima até o fim da temporada de cruzeiros, em abril.

De acordo com o Centro de Operações, a temperatura deve continuar alta também nos próximos dias. No dia 31, os termômetros devem variar entre 23ºC e 39ºC, chegando aos 40ºC no dia 1º.

Esse verão promete ser um dos mais quentes de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até quatro graus Celsius acima da média.

O calor se deve à combinação inédita entre a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito intenso. De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8 grau Celsius mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana. E tudo indica que 2015 deverá ser o ano mais quente já registrado.

O El Niño está relacionado ao aquecimento das águas do Pacífico Sul e, em geral, à elevação das temperaturas globais. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o El Niño deste ano pode ser tornar um dos quatro mais quentes dos últimos 65 anos.