Topo

Médico conhecido como "Dr. Bumbum" é preso após morte de cliente no Rio

19.jul.2018 - O médico Denis César Barros Furtado e a mãe dele, Maria de Fátima Barros, foram presos no Rio - Divulgação/Polícia Militar
19.jul.2018 - O médico Denis César Barros Furtado e a mãe dele, Maria de Fátima Barros, foram presos no Rio Imagem: Divulgação/Polícia Militar

Marina Lang e Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

19/07/2018 15h39Atualizada em 19/07/2018 19h50

O médico Denis César Barros Furtado, conhecido como “Doutor Bumbum”, foi preso nesta quinta-feira (19) no Rio de Janeiro. Furtado foi detido dentro de um centro empresarial na Barra da Tijuca (zona oeste) --onde se localiza o escritório de seu advogado-- por policiais do 31º BPM (Barra da Tijuca) após receberem informações do Disque-Denúncia, segundo a assessoria de imprensa da PM. A mãe dele, Maria de Fátima Barros Furtado, 66, também foi detida juntamente com o médico.

“A Polícia Militar conseguiu encontrá-los no escritório do advogado [no centro comercial da Barra da Tijuca]”, disse a delegada Adriana Belém a repórteres na porta da delegacia. Às 16h15, ambos chegaram à 16ª DP, delegacia responsável pelo caso que também se localiza na Barra da Tijuca. Eles prestavam depoimento durante a tarde de hoje.

Furtado e sua mãe são investigados pela morte da bancária Lilian Calixto, que faleceu na madrugada de domingo (15) após ter sido submetida a um procedimento estético realizado no apartamento do médico, na Barra da Tijuca. Os dois tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça e foram indiciados nesta quinta por homicídio qualificado e associação criminosa.

Em vídeo divulgado em rede social, Furtado falou pela primeira vez sobre o caso. "Como todo mundo sabe, aconteceu uma fatalidade. Mas uma fatalidade que acontece com qualquer médico", afirmou ele, que vestia um blazer preto, o mesmo usado no momento em que foi preso.

'Dr. Bumbum' diz que morte foi 'fatalidade que acontece com qualquer médico'

UOL Notícias

O médico disse que Lilian deixou o consultório --segundo a polícia, o procedimento foi realizado em sua cobertura na Barra-- "muito bem" e seis horas depois ele a levou a um hospital, onde ela teve uma parada cardíaca.

"É um mistério ainda a causa da morte. Mas é uma injustiça o que estão falando de mim na televisão. É uma injustiça me acusarem de não ser médico, eu tenho CRM [registro profissional] ativo. É uma injustiça dizerem que é um procedimento que não é habilitado", concluiu.

Leia também:

“Entendemos que a morte não adveio de uma imprudência. Quando você se arrisca [em fazer] um procedimento com uma pessoa, naquelas condições, nós entendemos que é um homicídio doloso [quando há intenção de matar], e não culposo”, afirmou Adriana Belém.

As principais dúvidas a serem esclarecidas pela polícia são relativas ao exercício das atividades do médico, que teve seu registro cassado hoje pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.

O médico Denis César Barros Furtado se apresentava nas redes sociais como "Doutor Bumbum" - Reprodução / Facebook - Reprodução / Facebook
O médico Denis César Barros Furtado se apresentava nas redes sociais como "Doutor Bumbum"
Imagem: Reprodução / Facebook

“[Vamos ouvir] Como se dava aquela atividade, se havia autorização, se não havia, como se deu a morte da dona Lilian, por que ele, em vez de ficar no hospital, saiu. Quer dizer, as perguntas que todo mundo se faz nesse momento”, informou a delegada.

Ainda de acordo com a titular da 16ª DP, o laudo da necropsia da bancária ainda não está pronto.

A delegada informou que a rendição já estava sendo negociada para as 16h de hoje, mas que a PM os localizou antes. “O importante é salientar que a segurança pública é que ganha”, disse.

Segundo a polícia, Furtado também tem passagem anterior pela polícia por homicídio, além de porte ilegal de arma, crime contra administração pública, exercício arbitrário das próprias razões, ameaça, duas por resistência à prisão e violação de domicílio.

Sobre essa acusação de homicídio, que teria ocorrido em 1997, a delegada afirmou que não há documentação digitalizada. “Nós solicitamos ao setor de microfilmagem em razão de não ter sido digitalizado. Precisamos de toda uma pesquisa manual, e estamos junto ao setor de microfilmagem da Polícia Civil para tentar verificar. Mas acho que ele mesmo vai poder esclarecer essa anotação”, concluiu.

Médico nega uso de silicone industrial

Em vídeo publicado em rede social, Furtado negou acusação de que faria procedimentos utilizando silicone industrial. O médico disse que vai “requerer que façam perícia do glúteo” e que irá processar quem quer “apenas aparecer nos holofotes” e, segundo ele, está mentindo para prejudicá-lo.

Nesta quarta (18), a estudante Thais Bueno afirmou ao UOL que o médico aplicou silicone industrial misturado a PMMA (polimetilmetacrilato) em seu glúteo e que terá de refazer o procedimento após a substância usada ter ficado acumulada em alguns pontos.

“À senhora Thais que foi falar essas falácias e mentiras, silicone industrial não é de médico. Eu compro, com a Biossimetric, PMMA 30%. Eu compro cerca de 25 litros ao mês e não teria por que eu arriscar a minha carreira com isso”, disse.

Em entrevista a jornalistas na tarde desta quarta em Brasília, a advogada Naiara Baldanza voltou a dizer que julgar Furtado como culpado pela "fatalidade" ocorrida com a paciente é "precoce". Segundo ela, o médico ainda não havia se entregado à polícia por problemas de saúde.

Antes da pisão, a defensora disse que Furtado estaria sofrendo "um grande impacto emocional". "Ele começou a desenvolver uma síndrome do pânico", afirmou Naiara ao justificar o motivo pelo qual o médico estaria foragido.

A advogada disse ainda que existem “muitas pessoas satisfeitas” com o trabalho realizado pelo médico, mas que “lamentavelmente, dentro de qualquer profissão, sempre vão existir pessoas em que situações não acontecem como o previsto”.

Nesta quinta, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) cassou a licença de exercício profissional do médico. Em nota, a entidade disse que ele foi alvo de um processo de interdição cautelar para o exercício da profissão em março de 2016. No entanto, segundo a entidade, a medida foi suspensa três meses depois pela Justiça Federal, em Brasília.

Ainda de acordo com o conselho, o processo foi concluído com a cassação do exercício profissional de Furtado, que será submetida ao CFM (Conselho Federal de Medicina). O motivo que levou à cassação do registro não foi esclarecido.

Furtado tem registro em Goiás e em Brasília e não poderia atuar profissionalmente no Rio sem autorização do Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro), que informou que vai investigar o caso.

Renata Fernandes, namorada do médico, também está detida - Fabiano Rocha/Agência O Globo - Fabiano Rocha/Agência O Globo
18.jul.2018 - Renata Fernandes, namorada do médico, também está detida
Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Namorada de médico vai para presídio de Benfica

A namorada do médico foi transferida na quarta-feira para uma unidade do presídio de Benfica, na zona norte carioca. Renata Fernandes, 20, estava detida desde domingo na 16º DP, suspeita de envolvimento no procedimento estético. A defesa aguarda julgamento de habeas corpus.

Renata aparece nas imagens de circuito interno do hospital dando entrada na unidade com a paciente, o médico e a mãe dele, apontada como auxiliar de Furtado.

A advogada nega que Renata tenha participado do procedimento. Valéria diz que a jovem atuava apenas como recepcionista da clínica, que funcionava no Shopping Downtown, também na Barra. No entanto, segundo a polícia, o trabalho de Renata não se resumia apenas em marcação de consultas.

Um milhão de seguidores 

Com diversas contas em redes sociais para divulgação do trabalho estético, Furtado é seguido por quase um milhão de internautas. Apenas no Instagram e no Facebook são 700 mil seguidores. O médico diz que já fez mais de 5.000 procedimentos estéticos, "em mais de 15 anos de bioplastia".

Ele se apresenta como médico, pós-graduado em dermatologia pelo Instituto Brasileiro de Ensino (Isbrae), modulação hormonal pela Brasil-American Academy for Integrative e Regenerative Medicine (Barm), medicina estética, nutrologia e ortomolecular. 

No Facebook, há ainda muitos ataques de internautas na página do médico rechaçando os procedimentos realizados.

*Com informações do Estadão Conteúdo