Topo

Esse conteúdo é antigo

Mineiro que vive em Portugal passa mal em voo e desaparece em conexão em SP

Eliseu Teixeira Mendes: marceneiro está desaparecido desde segunda - Reprodução/Instagram
Eliseu Teixeira Mendes: marceneiro está desaparecido desde segunda Imagem: Reprodução/Instagram

Ruben Berta

Do UOL, no Rio

08/08/2021 19h02Atualizada em 09/08/2021 09h14

O que era para ser um momento de reencontro se transformou em angústia para os familiares do marceneiro Eliseu Teixeira Mendes. Depois de cinco anos morando em Portugal, ele voltou ao Brasil no domingo (1) para rever os parentes na cidade de Governador Valadares (MG), mas precisou remarcar uma conexão em Guarulhos (SP) e está desaparecido desde segunda-feira (2).

O plano original era chegar ainda no fim de semana passado a Minas Gerais, até para comemorar, na quarta-feira (4), o aniversário com os filhos em Poços de Caldas (MG). Mas, após passar mal no avião que o trouxe ao Brasil, ele foi atendido durante uma conexão em Guarulhos e levado a um hotel da cidade para aguardar a sequência do voo apenas no dia seguinte. Na madrugada de segunda (2), por volta de 3h, Eliseu foi visto deixando o local e não voltou mais.

"O voo seguiria para Confins às 20h de domingo, mas, como ele ficou no posto médico até 21h, foi levado para um hotel para aguardar por um outro, no dia seguinte. As imagens das câmeras mostram que ele saiu por volta das 3h cambaleante. É uma pessoa saudável, apenas estava muito ansioso pelo retorno. Acreditamos que possa ter sido algum efeito do remédio que deram a ele", afirmou Edson Teixeira Mendes, irmão do marceneiro.

Familiares reclamam do atendimento por parte da Latam, afirmando que houve demora em comunicar à família sobre o sumiço de Eliseu. Até o fim da tarde de segunda, ele estava sendo aguardado em Confins. Somente no fim do dia, os parentes entraram em contato com a polícia e passaram a divulgar o caso do desaparecimento nas redes sociais.

"Foi um tempo precioso que perdemos porque depois recebemos a informação de que, na segunda-feira, ele ainda foi visto na rua Cinco de Julho, nas proximidades do hotel. Ele poderia ter sido achado mais facilmente", disse o irmão.

Em nota, a companhia aérea afirmou que "se sensibiliza com o desaparecimento de Eliseu e o momento de apreensão vivido por toda a sua família". "A companha esclarece que Eliseu não solicitou em sua reserva qualquer acompanhamento especial / adicional. Reforça também que está prestando todo suporte de informações à família e às autoridades".

A Latam disse ainda que "todo o atendimento foi realizado por uma equipe médica responsável, seguindo os protocolos para este tipo de cenário".

Na terça, um guarda civil encontrou uma bolsa com os pertences do marceneiro e avisou à família pelo telefone que tinha divulgado o caso nas redes sociais. A notícia deixou os parentes ainda mais preocupados porque ele está sem os documentos de identificação.

Na última quinta, ele teria sido visto nos arredores da Avenida Tiradentes, de blusa preta, calça jeans escura e tênis preto. Essa é a última referência que os parentes têm de Eliseu. Os familiares pedem que qualquer notícia dele seja informada para a polícia local ou através do telefone (33) 98866-7688.

"É um sofrimento, uma angústia muito grande para nós. O que podemos fazer é pedir para que as pessoas nos ajudem", apela Edson, irmão de Eliseu.