Topo

Rede Telesur exibe imagens de jornalista francês refém das Farc na Colômbia

O jornalista francês Romeo Langlois, refém das Farc, aparecem em vídeo divulgado pela rede de TV latino-americana, Telesur, nesta segunda-feira (28) - AP/Telesur
O jornalista francês Romeo Langlois, refém das Farc, aparecem em vídeo divulgado pela rede de TV latino-americana, Telesur, nesta segunda-feira (28) Imagem: AP/Telesur

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 13h43

Imagens do jornalista francês Romeo Langlois, refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há um mês, foram exibidas nesta segunda-feira (28) pela rede de televisão latino-americana Telesur.

Aparentemente em bom estado de saúde, sorridente e sem camisa, o correspondente da rede France 24, que deve ser libertado na quarta-feira (30), foi filmado em um acampamento da guerrilha no meio da selva.

O jornalista diz que não sabia que a zona em que estava entrando junto ao Exército da Colômbia era uma “zona vermelha”, ou seja, proibida. 

"Uma pessoa sabe a que se expõe quando faz este tipo de atividades. Na verdade eu não pensava que isso se tornaria tão terrível", disse o repórter no vídeo, que teria chegado à redação da Telesur.

O vídeo também mostra um insurgente das Farc identificado como Colacho Mendonza explicando que o jornalista francês foi ferido no braço esquerdo para ser imobilizado.

“[Ele] Se entregou normalmente, levantando os braços. A norma do movimento é que em qualquer confronto sejam respeitados a integridade física e os direitos de quem for rendido, e só aí ele passa a ser nosso prisioneiro”, disse Mendonza.

Langlois, 35 anos, foi capturado pelas Farc no dia 28 de abril, quando fazia uma reportagem sobre operações de combate às drogas e seu grupo foi atacado por guerrilheiros no departamento de Caquetá, no sul da Colômbia.

No domingo, as Farc afirmaram que vão libertar o jornalista na quarta. A missão será integrada por delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR), pela ex-senadora Piedad Córdoba, da organização Colombianos e Colombianas pela Paz, e por um emissário do presidente francês, François Hollande. 

Segundo o CICR, já estão dispostos em Caquetá veículos e barcos para buscar o jornalista.