Topo

Chávez 'vai sair' do pós-operatório, diz vice-presidente venezuelano

Do UOL, em São Paulo

20/01/2013 12h58

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, submetido em 11 de dezembro a uma cirurgia de câncer em Cuba, "vai sair do pós-operatório e entrará em uma nova fase de tratamento", declarou neste domingo (20) o seu vice-presidente, Nicholas Maduro.

“(O presidente) está estabilizando todos os seus organismos vitais, o funcionamento dos órgãos. Tem consciência e cada vez mais força para entrar na próxima etapa a ser anunciada oficialmente", disse Maduro em uma entrevista à televisão Televen

"Mais cedo que tarde teremos o presidente aqui conosco ", disse Maduro. O vice venezuelano comentou ainda que viu Chávez pela última vez no dia 14 de janeiro, quando o visitou acompanhado por outros ministros e líderes políticos do país.

"Entramos juntos e eu peguei em sua mão e lhe disse: 'Fique tranquilo presidente, mantenha seu ritmo de tratamento, lá (em Caracas) há um povo que está respondendo, há uma Força Armada Nacional Bolivariana com a moral alta e leal e há uma equipe de governo das forças revolucionárias'", comentou.

Em seguida, segundo Maduro, Chávez agradeceu "de coração" e afirmou: "Transmita minha gratidão a todo o povo e às Forças Armadas".

Maduro declarou que observou no presidente o ânimo "de sempre, o ânimo da vitória (...) com um olhar muito especial por ver como a pátria à qual ele dedicou todo seu esforço, toda sua vida, vai seguindo adiante".

Chávez se mantém hospitalizado em Cuba desde que foi operado no último dia 11 de dezembro para atenuar um câncer que foi diagnosticado em meados de 2011. (Com AFP)