Venezuela é palco de protestos a favor e contra continuidade de Chávez

Caracas, 12 jan (EFE).- Setores da oposição venezuelana protestaram neste sábado contra a sentença do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), que aprovou a continuidade do Governo e permitiu o adiamento do ato de juramento do presidente Hugo Chávez, internado em Cuba, enquanto o Governo realizou atos de apoio à decisão.

"Na Venezuela, desde a Constituição feita por nossos fundadores em 1811, o juramento é necessário para assumir o cargo", denunciou o prefeito do município de Baruta e advogado constitucionalista, Gerardo Blyde, frente a dezenas de presentes em uma praça do leste da capital.

"E, a verdade é que na Venezuela não há um presidente em exercício neste momento. Poderão ser criadas ficções jurídicas para dizer que o presidente da República está em exercício, mas nem os próprios chavistas acreditam nisso", manifestou o opositor.

O prefeito fez estas declarações durante uma das 15 assembléias convocadas "pela verdade e defesa da Constituição" que o partido Vontade Popular (VP), integrante da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), organizou a título próprio por todo o país.

A convocação foi feita em resposta à decisão de quarta-feira tomada pelo TSJ, que aprovou a postergação da posse de Chávez, que se encontra há um mês internado em Havana e não pôde assistir ao ato, e também aprovou a continuidade do Governo.

Na "assembleia" de Caracas também participaram a deputada María Corina Machado e a ex-magistrada do TSJ Blanca Rosa Mármol, assim como o secretário-geral do partido, Leopoldo López.

"Que esta assembleia não fique aqui, mas possa multiplicar por toda Venezuela e que juntos, vamos fazer concreta a manifestação que fio convocada para 23 de janeiro, dia em que leveremos às ruas o espírito de luta", disse López.

O conjunto da oposição convocou uma manifestação pacífica contra a decisão do TSJ para 23 de janeiro, dia em que se lembra o 55ª aniversário do final da última ditadura militar.

Enquanto isso, em vários pontos do país, o partido do Governo também realizou "assembleias patrióticas" em apoio ao presidente Chávez e à decisão do TSJ, a maioria delas lideradas por governantes.

"Hugo Chávez é e continua sendo o presidente constitucional de todos os venezuelanos", assinalou o governador do estado Bolívar (sudeste), Francisco Rangel Gómez.

Desde ontem, o ministro de Energia Elétrica, Héctor Navarro, ficou encarregado do cargo de vice-presidente executivo do país, depois que o vice-presidente, Nicolás Maduro, viajou para Havana para visitar Chávez e sua família.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos