Topo

Trump e Kim já estão em Singapura para encontro histórico

Do UOL, em São Paulo

10/06/2018 04h22Atualizada em 10/06/2018 15h07

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegaram neste domingo (10) a Singapura para a histórica reunião programada para a próxima terça-feira (12). 

O avião que levava Kim aterrissou no aeroporto Changi pouco antes das 15h no horário local (2h em Brasília), informou o ministro de Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, na sua conta do Twitter.

    O jato pousou no aeroporto em meio a enormes precauções de segurança na ilha. As câmeras de televisão mostraram uma comitiva de veículos deixando o aeroporto e uma multidão esperando no hotel Saint Regis do centro de Singapura, no qual espera-se que Kim fique hospedado. 

    O avião Air Force One do presidente americano aterrizou pouco antes das 20h30 (9h30 de Brasília) em Singapura.

    Neste domingo, o líder norte-coreano encontrou com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong. O encontro entre Kim e Trump, programado para a manhã de terça-feira, tem resultado incerto após décadas de desconfiança entre o isolado país com armas nucleares e a superpotência mundial.

    10.jun.2018 - Kim Jong-un e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, na tarde deste domingo - Edgar Su/Reuters - Edgar Su/Reuters
    Kim Jong-un e o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, neste domingo
    Imagem: Edgar Su/Reuters

    O arsenal nuclear de Pyongyang, que lhe rendeu várias séries de sanções do Conselho de Segurança da ONU e ameaças de ações militares do governo de Trump, será a questão central da agenda.

    Encerrar formalmente a Guerra da Coreia, 65 anos após o fim das hostilidades, também estará sobre a mesa no primeiro encontro entre o líder norte-coreano e um presidente em exercício do seu "inimigo imperialista".

    Leia também:

    Décadas de tensão

    A Coreia do Norte invadiu o Sul em 1950, provocando uma guerra em que a Coreia do Sul foi assistida por um contingente da ONU liderado pelos Estados Unidos, que enfrentou as tropas de Pyongyang, auxiliadas por Rússia e China.

    O conflito terminou com um armistício que selou a divisão da península sem um tratado de paz.

    Trump  - Evan Vucci/AP - Evan Vucci/AP
    Trump desembarcou na base aérea de Paya Lebar, em Singapura, algumas horas depois que o norte-coreano
    Imagem: Evan Vucci/AP

    Ao longo dos anos, a Coreia do Norte continuou a lançar provocações esporádicas, ao mesmo tempo que avançava em seu programa nuclear, apresentado como uma garantia contra os riscos de uma invasão americana.

    No ano passado, realizou o teste nuclear mais poderoso de sua história e testou mísseis capazes de atingir o continente dos Estados Unidos, alimentando tensões, que atingiram níveis sem precedentes, com ameaças e insultos trocados entre Kim e Trump.

    Mas a oportunidade proporcionada pelos Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro na Coreia do Sul catalisou uma série de reuniões com o líder de Seul, Moon Jae-in, que procurou pavimentar o diálogo.

    Kim se encontrou duas vezes com Moon e com o presidente chinês Xi Jinping.

    Pyongyang também procurou demonstrar boa vontade ao libertar americanos detidos e destruir o local onde seus testes nucleares eram realizados.

    O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou na semana passada que "progressos" deveriam ser feitos para aproximar as posições de ambos os lados sobre o que é a desnuclearização.

    Mas Trump confundiu os especialistas quando disse que não planejava se preparar muito para o encontro. "É uma questão de atitude", disse Trump.

    (Com agências internacionais)