Como uma empresa está tentando acabar com a fila para o banheiro no Japão
As crianças estão com fome, o motorista está com dor de cabeça e todo mundo precisa ir ao banheiro. Se você está viajando de carro em um fim de semana de descanso, a última coisa que você quer encontrar em uma parada de estrada é uma longa fila para usar o banheiro.
As empresas que administram os grandes postos de serviços de estrada no Japão fazem de tudo para garantir que você nunca enfrente uma fila, uma vez que elas competem pelo cobiçado Prêmio de Melhor Banheiro do Japão concedido pelo Ministério do Transporte.
A Nexco Central Nippon Expressway, que administra 200 das paradas, promete que os clientes nunca terão de esperar por mais de 2 minutos para usar o banheiro. Sua premiada parada de Neopasa Shimizu, uma das várias perto de Shizuoka, que fica a cerca de 24 km do Monte Fuji, mostra como.
Para manter tudo em funcionamento na Neopasa Shimizu, onde passam 25 mil pessoas em um fim de semana movimentado, há 72 cabines no banheiro das mulheres, em comparação com as 14 cabines e 32 mictórios no banheiro masculino. Essa proporção visa combater as esperas mais longas que as mulheres muitas vezes precisam enfrentar em banheiros públicos.
A tecnologia também é empregada. Um sensor em cada cabine detecta se ela ainda está em uso, e repassa essa informação para um grande monitor colocado do lado de fora do banheiro. Pequenos ícones até indicam se os banheiros disponíveis são no estilo ocidental (sentado) ou no estilo tradicional japonês (agachado).
É claro, aqueles que acham esses elaborados painéis confusos demais sempre podem percorrer as cabines procurando alguma porta destrancada.
* Com contribuição de Makiko Inoue
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.