ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

1. Valdir e Marinha Raupp (PMDB-RO) viajaram bancados pelo Congresso

 

Data de divulgação 
16.jan.2012

O Escândalo
A Câmara e o Senado pagaram 3 viagens feitas pelo casal Raupp ao exterior desde 2005, noticiou "O Estado de S. Paulo" em 16.jan.2012. Outras duas viagens, segundo o jornal, foram bancadas pelo Senado.

De acordo com a reportagem, o Congresso pagou as viagens do senador Valdir Raupp (PMDBO-RO) e de sua mulher, deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), para a Coreia do Sul, China e África do Sul. Idas ao Japão e à Alemanha caíram na conta do Senado.

"O que chama a atenção no caso de Raupp e Marinha, casados há mais de 20 anos, é que as missões de ambos sempre coincidem, proporcionando ao casal "luas de mel" extraordinárias fora do Brasil", publicou o "Estado".

Coreia do Sul
Foi o 1º destino visitado pelo casal Raupp com dinheiro do Congresso, em 2005, afirmou o jornal. A estada foi de 12 dias, informou a reportagem. A viagem visava "melhorar as relações de amizade, cooperação de intercâmbio dos deputados e a expansão do intercâmbio econômico entre Brasil e Coreia", afirmou Marinha em trecho de relatório apresentado à Câmara que foi divulgado pelo "Estado".

"Ela [Marinha Raupp] relatou visitas a ministérios e ao parlamento coreano. Mas sobrou tempo para conhecer a Província de Jeju, ponto turístico onde está o vulcão adormecido na montanha Hallasan, patrimônio da humanidade", afirmou a publicação.

Alemanha
Em 2011, Valdir e Marinha Raupp foram ministrar palestra sobre a Amazônia no parlamento de Renânia-Palatinado, na cidade de Mainz. O convite para o evento foi dirigido ao senador, mas a deputada conseguiu autorização da Câmara para acompanhá-lo, sem que suas faltas fossem punidas pela Casa, informou o "Estado".

A reportagem anotou: "Mainz abriga a Catedral de São Martim, que atrai turistas de toda a Europa, e fica a apenas 20 quilômetros de Frankfurt".

Japão
O jornal escreveu que o casal Raupp representou o Brasil em Tóquio nas comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil em abril de 2008. Valdir Raupp, de acordo com a reportagem, foi o único senador a integrar a missão.

China
Em janeiro de 2010, de acordo com o texto do "Estado", o casal Raupp foi à China. O convite partiu do Ministério dos Transportes chinês a deputados da Comissão de Viação e Transportes da Câmara para que conhecessem a tecnologia do trem bala, informou a reportagem.

Segundo o texto, Raupp foi o único senador a integrar a comitiva e, dos 5 deputados da missão, apenas o Mauro Lopes (PMDB-MG) e Marinha tiveram "despesas integralmente pagas pela Câmara". Os outros deputados que viajaram pagaram as respectivas passagens.

África do Sul
Também em 2011, o casal Raupp foi a Johannesburgo para participar da Africa's Big Seven/Saitex, descrita pelo senador em discurso proferido no Senado como "uma das maiores feiras do setor alimentício do continente africano". Segundo o "Estado", o senador "relatou que representou Rondônia no evento, quarto maior exportador de carne bovina do Brasil, e apresentou aos africanos o "avanço da tecnologia de produção".

Outro lado
Em 17.jan.2012, a "Folha de S.Paulo" publicou que "entre as justificativas para as viagens [do casal Raupp] estão o incremento do intercâmbio econômico entre os países, visitas a ministérios e parlamentos, participação em palestras, entre outros".

A "Folha" também escreveu: "A assessoria de Marinha Raupp confirma que ela foi para a Alemanha na mesma época, mas diz que tudo foi pago pela deputada. Por meio de sua assessoria, Valdir Raupp informou que as viagens tinham previsão legal e foram feitas por interesse do mandato".

O que aconteceu?
Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos