Topo

Papa ganha carro velho de presente e dirige pelo Vaticano

Papa Francisco (de branco) é presenteado com um carro Renault 4 modelo 1984 - Osservatore Romano/Reuters
Papa Francisco (de branco) é presenteado com um carro Renault 4 modelo 1984 Imagem: Osservatore Romano/Reuters

11/09/2013 05h53

O papa Francisco ganhou de presente de um padre italiano um Renault 4 branco, modelo 1984.

O veículo, que tem 300 mil quilômetros rodados, foi entregue ao papa no último sábado pelo padre Renzo Rocca, de uma paróquia de Verona.

Segundo o correspondente da BBC em Roma David Willey, os guarda-costas do pontífice ficaram surpresos quando Francisco pegou as chaves do carro e saiu dirigindo.

Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina, sua terra natal.

Em uma tentativa de estimular práticas austeras na Igreja, o papa pediu a autoridades eclesiásticas que evitem se locomover em limusines.

O padre Zocca disse ter ficado tocado pelos esforços de Francisco de criar uma "igreja para os pobres" e disse à revista italiana Famiglia Cristiana que gostaria de presentear o pontífice.

"O que poderia ser melhor do que o meu velho Renault 4?", disse ele.

Segundo o diário argentino "Diário UNO", Zocca escreveu ao papa para oferecer o Renault 4 e, para sua surpresa, recebeu uma ligação de Francisco no dia 10 de agosto aceitando o presente.

"Ele me perguntou se eu tinha certeza de que queria me desfazer do carro, se não faria falta a ninguém e, principalmente, eu tinha um outro veículo".