35.Renan Calheiros (PMDB-AL) é investigado por improbidade administrativa
Data de Divulgação
2.ago.2010O escândalo
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu investigação sobre supostas práticas de improbidade administrativa e de tráfico de influência exercidas pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A notícia foi publicada em 2.ago.2010 pelo jornal "Folha de S.Paulo".
O caso chegou ao STF em jul.2010, mas já estava sob investigação da Procuradoria-Geral da República desde jun.2008, informou a "Folha". Apesar de a investigação ser divulgada, não se sabe os fatos que a motivaram, pois estão sob segredo de justiça, esclareceu o jornal.
Renan já é investigado pelo STF em outro caso. A pedido do próprio senador, o Tribunal instaurou, em ago.2007, inquérito para apurar se o senador usou notas frias de compra e venda de gado para disfarçar o pagamento de despesas pessoais por um lobista. Supostamente, a empreiteira Mendes Júnior pagava a pensão da filha de Renan com a jornalista Mônica Veloso – algo que Renan nega.
A Folha publicou que tentou falar com o senador, mas sua assessoria de imprensa informou que ele estava em trânsito e só poderia ser encontrado em 3.ago.2010. Nenhuma notícia sobre o assunto, no entanto, foi publicada em 3.ago.2010.
O que aconteceu?
Nada.