Topo

Deputado prega 'faxina de bandidos' em comissão que discute o desarmamento

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 18h38

Uma faxina na bandidagem. Assim o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) defendeu mudanças no Estatuto do Desarmamento, que pode ter o nome trocado para Estatuto de Controle de Armas de Fogo. O texto-base de autoria do deputado Laudivio de Carvalho (PMDB-MG), que prevê a flexibilização de alguns pontos, foi aprovado por 19 votos a 8.

O catarinense Rodrigues disse que tinha a "convicção de que o bandido entra na casa de quem está desprevenido, despreparado e desarmado. O bandido não procura a casa de um cidadão que está preparado, armado, seguro para proteger a sua família”, declarou o deputado, “sabendo que o cidadão de bem estará armado, alguns bandidos serão eliminados, e é bom que se faça uma limpeza, é bom que se faça uma faxina, porque chega de morrer, chega de eliminar cidadão de bem. Chega de morrer trabalhador.”

A proposta será analisada, com seus destaques, na próxima terça-feira (3 de novembro) e flexibiliza as regras em vigor. O principal ponto é a redução da idade mínima para o porte de armas de 25 para 21 anos.