Operação Lava Jato prende 1 pessoa por semana
Uma pessoa é presa a cada semana pela Operação Lava Jato, segundo balanço divulgado pelo Ministério Público Federal. A operação, que completa dois anos no próximo mês, investiga um grande esquema de corrupção na Petrobras.
Desde março de 2014, foram cumpridos 119 mandados de prisão, sendo 62 preventivas (sem prazo predefinido) e 63 temporárias (com duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco).
Esse total não inclui as recentes prisões de suspeitos durante a 23ª fase da operação, deflagrada nesta segunda-feira (22) e que foi batizada de "Acarajé", nome como o dinheiro em espécie era chamado por alguns investigados.
A nova etapa da investigação teve como um dos alvos o publicitário João Santana, responsável pelas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e da presidente Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.
Até a semana passada, outras 101 pessoas foram obrigadas a comparecer à Polícia Federal porque havia contra elas mandados de condução coercitiva, que são expedidos quando alguém é intimado a ir à delegacia e não vai, sem apresentar justificativa.
Em quase dois anos de operação, uma média de quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos por semana, totalizando 411 ordens emitidas pela Justiça.
Segundo o MPF, os crimes denunciados até o momento envolvem pagamentos de propina na ordem de R$ 6,4 bilhões, tendo sido R$ 2,9 bilhões recuperados por meio de acordos de colaboração com os investigados.
Durante esse mesmo tempo, foram contabilizadas 84 condenações, somando 825 anos e dez meses de pena.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.