Topo

Bretas manda soltar homem conhecido como "sombra de Picciani"

Jorge Picciani, presidente afastado da Alerj - Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo
Jorge Picciani, presidente afastado da Alerj Imagem: Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

14/09/2018 17h52

O juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelas ações da Lava Jato no Rio de Janeiro na 1ª instância, revogou nesta sexta-feira (14) a prisão domiciliar de Jorge Luiz Ribeiro, apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como um dos principais operadores de propina do presidente afastado da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (MDB).

Ribeiro é acusado de administrar contas de campanha de Picciani até 2014, quando o parlamentar se reelegeu deputado estadual com a ajuda de empresários do setor de transportes --de acordo com as investigações, eles fizeram repasses via caixa dois em troca de aprovações de projetos de lei. A fraude é investigada pelo Operação Cadeia Velha, um desdobramento da Lava Jato. Ele responde por lavagem de dinheiro.

Jorge Luiz Ribeiro vai aguardar a sentença em liberdade. "Levando em consideração o tempo que o réu cumpre prisão domiciliar [dez meses], a sua idade avançada e seus problemas de saúde, o regime está revogado", disse Bretas após ouvir o depoimento de Ribeiro nesta sexta.

Em respostas às perguntas da sua defesa (o MPF não fez questionamentos), Ribeiro se apresentou como "economista de larga experiência, amigo pessoal de Jorge Picciani há quase três décadas e conhecido do empresário do setor de transportes Jacob Barata Filho". Ele negou participação em esquemas de desvios de dinheiro e refutou o apelido de "sombra de Picciani", como era conhecido por pessoas próximas ao deputado.

"Não existe isso de que sou preposto ou office boy do Jorge Picciani, nem sombra dele, como me chamam há anos. Trabalhamos em parceria em várias ocasiões, sou economista a amigo dele há três décadas", afirmou.

Em agosto, outro preso pela Operação Cadeia Velha já havia sido beneficiado por progressão de pena concedida por Bretas. Felipe Picciani, filho do deputado, deixou a cadeia e passou a cumprir prisão domiciliar em função da falta de provas coletadas que atestassem a sua participação na esfera administrativa nos negócios da família.

Felipe foi preso em novembro suspeito de usar a compra e venda de gado para lavar dinheiro oriundo de propina recebido pelo pai, por meio da empresa Agrobilara Comércio e Participações Ltda.. Em depoimentos, ele reiterou por diversas vezes trabalhar apenas como zootecnista nas fazendas do pai.

Operação Cadeia Velha

A Operação Cadeia Velha levou à prisão os deputados Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Mello (todos do MDB) em dezembro passado. As investigações apontaram que os parlamentares usavam da sua influência para aprovar projetos na Alerj que visavam favorecer empresas de ônibus e empreiteiras. Em troca, os três receberiam repasses em dinheiro, via caixa dois. Em momentos diferentes, os três deputados acusados ocuparam a presidência da Alerj.

De acordo com o MPF, o esquema de corrupção é um dos mais antigos do estado e era chamado por deputados de "caixinha da Fetranspor" (entidade que reúne empresas de transporte do Rio).

Albertassi e Paulo Mello continuam presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio. Picciani cumpre prisão domiciliar, por decisão que levou em conta o seu estado de saúde. Eles são acusados de corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de capitais.

Em agosto, o empresário Jacob Barata Filho, dono de várias empresas do setor de transportes e filho do "Rei dos Ônibus", confirmou, em depoimento, ter repassado montantes em dinheiro para as campanhas de Picciani e Mello. De acordo com ele, até R$ 6 milhões por mês foram repassados a políticos entre 2000 e 2017.