Topo

Toda mulher já fez isso, mas é certo lavar calcinha no banho?

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 06h00

Às vezes soa como praticidade: você está no banho e aproveita o tempo para lavar a calcinha, adiantando o trabalho de lavanderia. Um sabonete na roupa íntima, entre o xampu e o condicionador nos cabelos, e pendurar na torneira do box para secar. Mas será que essa rotina é saudável?

Lavar a calcinha no banho pode parecer uma economia de tempo e sabão em pó, mas para limpar adequadamente as roupas que terão contato com as partes íntimas é preciso tomar certos cuidados para que o hábito não leve a irritações, corrimentos, coceiras e alergias na vagina.

Até podemos lavar a calcinha no box, não é proibido, mas não com qualquer produto, não de qualquer jeito. Até porque o maior vilão desse hábito não é lavar no chuveiro, e sim, deixar a calcinha secando no box.

Bárbara Murayama, ginecologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo

Veja as dicas da ginecologista Bárbara Murayama e do biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Quais as regras para lavar roupa íntima?

  • iStock

    Usar xampu, sabonete ou só a água para lavar calcinha é errado?

    "Nada de produto para o corpo na calcinha, eles não foram feitos para isso", afirma Bárbara. Segundo a ginecologista, devemos respeitar ao máximo as indicações de uso dos industrializados. "Cada coisa em seu lugar. Os produtos de saúde íntima são planejados para pH específico da vagina, para manter a flora de bactérias e microrganismos específicos". Um xampu para cabelos lisos, por exemplo, tem uma química focada na queratina e não em áreas de mucosas delicadas. Em contato com a vagina, pode causar coceira, corrimento e queimaduras.

  • iStock

    O que devo usar para lavar roupa íntima no banho?

    O melhor é você usar um sabão líquido neutro, sem perfume e sem cor, evitando fatores alergênicos. "Você também pode usar sabonete líquido próprio para áreas íntimas ou sabonetes feitos para limpeza de calcinhas, desde que enxague bem para não deixar resíduos", aconselha Bárbara. "É bom observar se o produto tem ação de desinfecção, o que é importante para evitar processos infecciosos como candidíase e HPV", lembra Figueiredo.

  • iStock

    Posso deixar a calcinha secando na torneira do chuveiro?

    Nem na torneira nem na porta do box. Lugar de calcinha molhada não é no banheiro. "O local não é ventilado, tem alta umidade e a presença de água pode levar a proliferação de fungos, como o causador de corrimentos", afirma o biomédico. "Deixar no banheiro é um erro! O ideal é secar calcinhas no sol e em lugares arejados, para evitar os germes. Além de se tornar um alvo de fungos, no banheiro tem a privada, que pode espalhar bactérias na calcinha e causar infecções vaginais", diz a ginecologista.

  • iStock

    Lavar com água quente é melhor do que com água fria?

    A água quente ajuda se estiver fervendo. "Água morna não esteriliza ou extermina as bactérias. Você pode usar água fria, deixar secando no sol e depois passar o ferro, assim seria perfeito", explica Bárbara. O biomédico Figueiredo afirma que o ideal seria lavar em uma temperatura de 60°C por ao menos 30 minutos, o que desinfeta e não e não agride o tecido.

  • iStock

    Secar a calcinha com secador ajuda de alguma forma?

    Infelizmente o secador não atinge o calor necessário para eliminar as bactérias, o melhor a se fazer é usar um ferro no forro da calcinha, para desinfetar a área que entra com contato com a vagina. "Mas claro que se você está em uma emergência ou viajando e precisa lavar no hotel, usar o secador é muito melhor que deixar secando em ambiente úmido", diz a ginecologista.

  • iStock

    Qual é o melhor jeito de lavar as roupas íntimas?

    "A melhor forma é usar máquinas de lavar que consigam chegar aos 60°C por 30 minutos, mas também podemos imergir as peças em um produto desinfetante (próprio para tecidos) e depois lavar na mão ou em qualquer máquina", afirma Figueiredo. Lembre-se de que o amaciante e sabão em pó devem ser evitados por conter agentes alergênicos. "O sabão em pó deixa resíduos por mais que a gente enxague. Confie no sabão líquido para roupas delicadas", aconselha a ginecologista.

  • iStock

    Na máquina, pode misturar calcinhas com outras roupas?

    Não é o ideal. Quando você mistura calcinhas com calças na máquina, por exemplo, pode acabar sujando a roupa íntima. "Colocar tudo junto na máquina mistura os germes e a sujeira. Como a vagina é mais sensível, pode causar infecções. Depois de lavar roupa com sabão em pó, bata uma vez a máquina só com água para limpar e até tirar resíduos do produto", diz a ginecologista. Porém, tudo o que tem contato apenas com seu corpo, como sutiã, pijama e até lençóis, podem ser lavados com calcinhas (desde que sem sabão em pó ou amaciante).