Topo

Nadador César Cielo entra na campanha contra rubéola

05/09/2008 09h35

São Paulo - O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o campeão olímpico César Cielo participam hoje de uma ação de mobilização da campanha de vacinação contra a rubéola. O nadador será imunizado contra a doença no Instituto Pasteur, em São Paulo. A campanha de vacinação contra a rubéola vai até o dia 12 de setembro.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 8.432.185 paulistas foram imunizados contra a doença no Estado até o dia 1º de setembro. Deste total, 4.490.586 foram mulheres e 3.941.599 homens. De acordo com a pasta, o resultado representa cobertura de 59,2% dos paulistas entre 20 e 39 anos. Desde 2000, a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A doença

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus do gênero rubivirus e transmitida por secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.

Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação há o risco de Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.

AE