Topo

Alemão diz já ter sensibilidade em braços transplantados

08/10/2008 15h32

O lavrador alemão que em julho se transformou na primeira pessoa a passar por um duplo transplante de braços disse nesta quarta-feira que já tem alguma sensibilidade nos membros novos. No entanto, médicos afirmam que ainda pode levar até dois anos para Karl Merk voltar a ter uso normal das mãos. Merk é a primeira pessoa a passar por um transplante duplo de braços com sucesso.

Em uma entrevista coletiva na Universidade de Munique, o alemão disse que a sensação de ter dois braços novamente é assombrosa.

AcidenteO agricultor de 54 anos perdeu os membros superiores há seis anos em um acidente com uma máquina agrícola. Ele recebeu os braços de um rapaz de 19 anos com diagnóstico de morte cerebral em conseqüência de um acidente de carro.

A cirurgia foi realizada pela equipe do hospital da Universidade Técnica de Munique, que incluiu 40 pessoas, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e auxiliares.

Atualmente, Merk só consegue realizar ações muito simples, como abrir e fechar portas e acender e apagar luzes.

Ele deve receber alta nas próximas seis semanas. Por enquanto, ele ainda corre risco de rejeição dos membros implantados, mas os médicos afirmam que a adaptação vem sendo boa.