Topo

Universidade em SP tratará obesos com método do livro 'Pense Magro'

28/01/2009 13h30

São Paulo - A Universidade Guarulhos (UnG), localizada na região metropolitana de São Paulo, abriu as inscrições para os interessados em participar dos programas de tratamento gratuito da obesidade. A nova turma, que começa em março, vai ser orientada com modelo semelhante usado pela psicóloga americana Judith Beck, autora de "Pense Magro".

"O enfoque emocional no tratamento da obesidade está deixando de ser a principal abordagem, pois o sobrepeso já é uma epidemia e também envolve outros fatores", conta o psicólogo José Cândido Cheque de Moraes, idealizador do Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar (Goam) e do Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar Infantil (Goami). Segundo ele, a orientação sobre a mudança de comportamento passou a ser mais adequada para lidar com o padrão de respostas de hábitos alimentares do obeso.

Os participantes do programa terão acompanhamento durante três meses. Eles serão orientados por especialistas desde a escolha dos alimentos até a forma mais adequada de comer. Além das aulas de comportamento e nutrição, educadores vão ensinar como fazer atividades físicas em casa ou caminhadas sem comprometer a saúde. Semanalmente todos terão pesos e medidas registrados pelos profissionais.

Orientação

O Goam existe há dez ano e cerca de 1.500 pessoas já passaram pela equipe de nutricionistas, enfermeiros e profissionais de educação física; o grupo infantil foi criado no ano passado. Segundo Moraes, a influência da mãe na alimentação infantil é muito forte, mas as crianças que participam do grupo passam mais tarde a controlar o "pensamento gordo" da mãe. "Ela começa a dizer para a mãe o que pode ou não comer; o que deve fazer", diz.

No final de junho, aqueles que conseguiram emagrecer e acompanharam adequadamente o programa serão premiados. "Mesmo quem não emagrecer ou sentir-se inseguro continua no grupo de manutenção, que vai priorizar mais as atividades práticas do que as aulas do primeiro grupo", destaca Moraes. Os interessados em participar podem ligar para o telefone (11) 2464-1737, das 8h às 13h; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br; até 9 de março.

Liliam Raãa