Topo

Fiocruz lança site sobre segurança e higiene alimentar

19/03/2009 13h30

São Paulo - Produtos com prazo de validade vencidos e alimentos armazenados de maneira inadequada ou preparados para consumo sem cuidados específicos. A falta de informações sobre segurança alimentar, principalmente para a população mais vulnerável às doenças transmitidas por alimentos (DTA), levou o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), William Waissmann, a produzir um site educativo sobre compra, preparo e armazenamento de alimentos.

O site Cuidar dos Alimentos surgiu após um estudo coordenado por Waissmann, que é professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fiocruz. Entre os entrevistados na pesquisa, a maioria (82,1%) disse que não conferia etiquetas, composição, data de validade e origem dos alimentos. Segundo informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa revelou ainda que 71% dos entrevistados nunca receberam orientações sobre o assunto em consultas com diferentes profissionais de saúde.

O levantamento, que será apresentado detalhadamente dia 30, mostrou ainda que metade dos participantes desconhecia que alimentos sem alterações aparentes - manchas, rachaduras ou mal cheiro - podem causar doenças e que produtos refrigerados devem ser selecionados ao final das compras. Um terço não conferia as condições dos ovos e 10% compravam ou consumiam carnes compradas em comércio ambulante.

AE