Topo

Médicos do HC-SP orientam população sobre doenças alérgicas

06/05/2009 12h20

São Paulo - O Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove amanhã - Dia Nacional de Prevenção de Alergia - uma série de atividades para chamar a atenção da população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento correto das doenças alérgicas. As atividades acontecem, das 8 horas às 11h, no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, em São Paulo, próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Comuns nessa época do ano, as doenças alérgicas, especialmente os quadros respiratórios, se agravam com uma grande concentração de poluentes. Segundo informações do Instituto Central do HC, no Brasil, estima-se que 30% da população tenha uma ou mais doenças alérgicas, que podem ter diferentes causas. Os médicos irão realizar medida de Pico de Fluxo Expiratório, um dos testes que avalia parte da função pulmonar, como dificuldades de saída do ar observada na asma. Também haverá exibição de vídeo educativo e distribuição de materiais sobre doenças alérgicas, como asma, rinite, dermatite atópica e alergia alimentar.

Geralmente as alergias surgem na infância e os sintomas são variados. O distúrbio se deve a uma resposta exagerada do organismo frente aos estímulos comuns do ambiente, como componentes da poeira (ácaros), pólen e fungos, alimentos e medicamentos. Dependendo do tipo de reação alérgica surgem espirros, coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos, irritação na garganta (parecendo um resfriado), falta de ar, sensação de aperto no peito, coceira, prurido, vermelhidão na pele, náuseas ou vômitos. As reações mais comuns são provocadas por inalantes, como a asma e a rinite.

AE