Topo

Dia do Homem é comemorado com mutirão de saúde na Avenida Paulista

15/07/2009 10h40

São Paulo - Para comemorar hoje o Dia do Homem a parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Bayer Schering Pharma promoveu um Mutirão de Saúde do Homem, na Avenida Paulista, para oferecer orientação gratuita sobre prevenção de doenças masculinas. Os homens que passarem nesta manhã, até as 14 horas, pelo Vão Livre do Masp, poderão fazer medição de glicemia, pressão arterial e circunferência abdominal, além de receber um material informativo especial desenvolvido pela SBU sobre a saúde do homem em todas as fases da vida.

De acordo com o urologista José Carlos de Almeida, presidente da SBU, é preciso estimular mais os homens a cuidarem da saúde, incentivando-os ao hábito de visitar o médico desde a infância até a maturidade. Entre as doenças que aparecem em todas as fases da vida estão a fimose e varicocele (na adolescência), as doenças relacionadas ao bom desempenho sexual e os cânceres de pênis e testículos (no adulto) e as doenças da próstata e tumores em geral do trato urinário (no idoso).

Outro problema que pode atingir o homem na maturidade é o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), causado pela queda excessiva dos níveis de testosterona no organismo do homem. O distúrbio atinge cerca de 9% dos homens com mais de 40 anos e 33% dos homens com mais de 60 anos, e pode estar relacionado com: diminuição da libido, disfunção erétil (DE), cansaço, perda de memória, perda de massa muscular e óssea, desânimo, insônia, irritabilidade, fogachos, obesidade, entre outros sintomas.

AE