Topo

Entidade inicia campanha para alertar homens sobre câncer de pênis

17/07/2009 11h30

São Paulo - A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia na segunda-feira a 2a. Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis, para chamar atenção sobre as doenças do homem e da importância de se visitar um urologista. Entre as ações previstas durante a campanha estão distribuição de panfletos nas ruas de diversas capitais do País e um estudo sobre o câncer de pênis, que deve ser realizado pelo patologista Antonio Cubillas, do Instituto de Patologia e Investigações de Assunção (Paraguai), referência mundial sobre o assunto, segundo informações da SBU.

A entidade firmou ainda uma parceria com os patologistas do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, referência em câncer. As capitais das regiões Norte e Nordeste terão, no dia 25, um mutirão de cirurgias de fimose. O material colhido nas intervenções cirúrgicas será analisado para verificar a existência de lesões pré-cancerosas. Os médicos esperam realizam 500 cirurgias no dia do mutirão.

O câncer de pênis, segundo levantamento de 2007 da SBU, acomete principalmente pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no órgão. Esse estudo mostrou ainda que 81,62% dos casos de câncer de pênis atingem aqueles com mais de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos.

AE