Topo

Secretaria de SP distribui 6,7 milhões de vacinas contra a raiva

14/08/2009 14h00

São Paulo - A Secretaria do Estado de São Paulo divulgou ontem que já distribuiu 6,7 milhões de doses de vacinas contra a raiva para diversas cidades do Estado. As prefeituras têm prazo até fim do próximo mês para realizar campanhas de imunização em cães e gatos. A maior quantidade de vacinas foi enviada para São Paulo: 1,3 milhão de doses. Em 2009, o Estado chega ao oitavo ano seguido sem registro de caso da raiva humana.

O Instituto Pasteur, que faz a imunização, pede que as pessoas levem não apenas os cachorros, mas também os gatos para a vacinação. Esse alerta se justifica pela mudança no perfil epidemiológico da raiva em São Paulo. De acordo com a secretaria, até 1990, os cães eram responsáveis pela transmissão da maioria dos casos em humanos. Agora, no entanto, os principais atores são os morcegos hematófogos (que se alimentam de sangue), e os gatos atacam morcegos.

Pessoas que tiveram qualquer tipo de acidente com mamíferos podem receber a vacina. E também veterinários, funcionários de canis, laçadores de cães e ecoturistas. Nesse último caso, são aplicadas apenas três doses. Mais informações no site.

AE