Topo

Uso abusivo de remédios supera o de drogas, diz ONU

25/02/2010 10h30

Viena - Remédios vendidos mediante prescrição médica ocupam, em diversos países, os segundo e terceiro lugares entre as categorias de drogas com as quais mais se comete abusos, afirma estudo anual divulgado ontem, em Viena, pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife).

De acordo com a agência, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), 6,2 milhões de pessoas abusaram, em 2008, de medicamentos vendidos sob prescrição médica somente nos Estados Unidos. A cifra supera o total de pessoas que abusaram de substâncias como cocaína, heroína, alucinógenos, ecstasy e outras drogas consideradas ilegais no país. Na Alemanha, a Jife estima o número de viciados em remédios entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas.

Segundo o relatório, apesar de quase todos os países do mundo estarem diante de problemas como o tráfico e o abuso de remédios, ainda há problemas de conscientização e falta de dados sobre o tema. A agência da ONU também observou aumento considerável no uso de substâncias lícitas controladas para a aplicação do golpe boa-noite-cinderela, em substituição ao flunitrazepam, que tem sido alvo de mais controle por parte de governos e laboratórios.

AE-AP