Topo

Morte por gripe suína é investigada no interior de SP

12/05/2010 09h13

Araçatuba, SP - O garoto José Henrique da Silva, de 6 anos, cuja morte está sendo investigada pelas autoridades policiais e sanitárias de São José do Rio Preto (SP), morreu em consequência da gripe suína, informou a Secretaria de Saúde local. A morte é a primeira causada pela nova gripe no município, onde outras seis pessoas contraíram a doença.

O menino, que morreu no dia 3 de maio, passou por cinco atendimentos em unidades de urgência e emergência do município. Familiares do garoto passaram os dois últimos dias prestando depoimentos no 4º DP, nos quais confirmaram que o garoto foi medicado e liberado sem os médicos pedissem exames para diagnosticar a doença.

O caso está sendo apurado por uma comissão de auditoria da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e em sindicância aberta pela prefeitura, que prometeu punir os profissionais que porventura cometeram deslizes no atendimento ao garoto.

Na esfera policial, o delegado do 4º DP, Valdir Carvalho, espera receber nesta semana laudos e prontuários dos atendimentos para chamar os profissionais de saúde para depoimentos. Segundo o delegado, caso seja comprovada negligência ou irregularidade no atendimento ao garoto, os responsáveis serão indiciados por homicídio culposo, cuja pena pode chegar a três anos de prisão.

Chico Siqueira