Topo

Promotoria acusa poder público na morte de bebês em Mogi das Cruzes

10/06/2010 15h50

São Paulo - O Ministério Público Estadual (MPE) acusou o Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa desse município como responsáveis pelas mortes de bebês na unidade de saúde. Entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, nove recém-nascidos morreram de infecção hospitalar.

As duas ações já impetradas pelo órgão, no entanto, ainda precisam ser julgadas. Uma terceira deve ser ajuizada ainda esta semana e, nela, funcionários da unidade devem ser responsabilizados criminalmente pelas mortes.

As investigações sobre o caso começaram no ano passado. "Concluímos que o número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é insuficiente e que houve responsabilidade dos envolvidos nas mortes", disse ontem um dos promotores do caso, Alexandre Coelho. Durante o período, a instituição chegou a ser fechada duas vezes pela Vigilância Sanitária do Estado.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que ainda não foi notificada das ações, mas informou que está à disposição do MPE para esclarecimentos. A Santa Casa e a Prefeitura de Mogi das Cruzes foram procuradas ontem à noite, mas nenhum responsável foi encontrado. As informações são do Jornal da Tarde.

AE