Topo

Mulher volta a andar após tratar doença que a fez acumular 60 kg em cada perna

Do UOL

Em São Paulo

27/02/2013 11h42

Uma mulher que ficou presa à cama por cinco anos por causa de uma doença que a fez acumular mais de 60 kg em cada perna finalmente voltou a andar.

Sophia Loots, 42 anos, de Cape Town, na África do Sul, foi picada por um mosquito em 2006 e contraiu filariose, também conhecida como elefantíase. A doença, causada por um parasita, causa um bloqueio no sistema linfático, causando inchaço excessivo em certas partes do corpo (em geral membros inferiores).

Loots, que tem duas filhas, achou que o inchaço nas pernas era apenas consequência do excesso de peso. Deprimida, tinha vergonha de ir ao médico e passou a comer excessivamente, o que a fez engordar ainda mais.

“Eu honestamente achava que iria morrer na minha cama. Era terrível – minhas filhas tinham que me ajudar a ir ao banheiro sempre que chegavam da escola”, contou a mulher ao Daily Mail. Às vezes, Loots tinha que contar com a ajuda de cinco pessoas para tomar banho.

Loots foi submetida a uma dieta radical, que a fez perder mais de 20 kg em menos de um mês. Só depois disso é que ela pôde passar pela cirurgia para drenar o acúmulo de líquidos nas pernas com segurança.

Após a cirurgia e a dieta, ela perdeu aproximadamente 120 quilos e sente que vivenciou um milagre. Ela comemorou o sucesso do tratamenhto com um bolo que tinha estampado o desenho de suas antigas pernas.

  • Reprodução/Daily Mail

    Sophia Loots antes (à direita) e depois do procedimento realizado para drenar o inchaço das pernas