Ferramenta online e gratuita calcula riscos de desenvolver doenças
Uma ferramenta online para avaliar o risco de desenvolver doenças foi lançada por uma start-up brasileira e disponibilizada gratuitamente na internet. Chamada de Vitalbox (www.vitalbox.com.br), a plataforma calcula qual o risco individual de doenças cardíacas, vasculares, diabetes e outras enfermidades crônicas não transmissíveis a partir de informações inseridas pelo próprio usuário, como frequência cardíaca, peso, pressão arterial, perfil das atividades físicas e padrão alimentar.
A ferramenta utiliza tecnologia desenvolvida por universidades estrangeiras, como a Duke e a Harvard, e protocolos do Ministério da Saúde do Brasil e do U.S. Preventive Services Task Force, entidade americana voltada para prevenção de doenças.
O preenchimento dos dados não requer conhecimentos médicos e permite obter mapas personalizados de saúde. Após o preenchimento dos dados, a plataforma gera uma avaliação personalizada de riscos à saúde chamada de Saudômetro, que calcula a chance de desenvolvimento de quadros crônicos e propõe ações para redução de riscos.
O usuário pode se comparar com outras pessoas de mesma idade e sexo, fazer simulações com seu perfil e avaliar impactos de suas escolhas na própria saúde, e definir metas de melhoria, que são acompanhadas pela ferramenta, através de e-mails e premiação com “troféus”, quando os desafios forem atingidos.
"A plataforma Vitalbox não pode, nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional médico, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a permanecer mais tempo saudável", esclarece o site.
As informações do indivíduo são armazenadas em prontuário eletrônico e são tratadas de forma segura e confidencial. A Vitalbox já trabalha na versão mobile e na integração com laboratórios e hospitais, que atualizarão automaticamente o prontuário médico do usuário com resultados de exames.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.