Topo

Bebês aprendem melodias antes de nascer, mostra experimento

Os bebês do experimento reagiram mais às melodias a que haviam sido expostos durante a gestação - Reprodução
Os bebês do experimento reagiram mais às melodias a que haviam sido expostos durante a gestação Imagem: Reprodução

The New York Times

09/11/2013 07h00

Um novo estudo sugere que os bebês conseguem aprender melodias ao escutá-las do útero e depois reconhecê-las ao nascer.

Para o estudo, publicado na semana passada na revista PLOS One, pesquisadores finlandeses dividiram 24 gestantes em dois grupos. As gestantes do grupo de bebês aprendizes reproduziram um CD com a canção de ninar "Twinkle Twinkle Little Star" ('Brilha, brilha estrelinha') executada por 1 minuto, que os fetos ouviram em média 170 vezes antes de nascer. O grupo de controle não escutou música alguma.

Em seguida, os cientistas realizaram eletroencefalogramas nos recém-nascidos logo após o nascimento e 4 meses depois, enquanto eles ouviam a canção original e  uma versão em que diversas notas foram alteradas.

O grupo de aprendizes reagiu de forma mais intensa à melodia que o grupo controle e a diferença continuava evidente 4 meses depois. Além disso, a abrangência da reação à melodia modificada teve correlação com o número de vezes em que os bebês foram expostos à melodia original dentro útero.

Eino Partanen, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Helsinki, aconselhou os pais a não darem importância demasiada à descoberta. "Os bebês podem ficar relaxados e calmos ao ouvir melodias antes de nascer", afirmou. "No entanto, não há evidências de que isso fará com que ingressem na Harvard."