Topo

Dá para abrir mão da camisinha com parceiro fixo?

Do UOL

Em São Paulo

28/11/2013 07h00Atualizada em 28/11/2013 18h01

Na edição do programa @saúde desta semana, Jairo Bouer responde a pergunta enviada por um internauta sobre os cuidados que se deve ter com uma parceira fixa para evitar DSTs. O colunista do UOL recomenda que, se o casal quer abrir mão do uso da camisinha, antes de tudo é preciso que ambos passem por exames para descartar qualquer doença, mesmo que não haja nenhum sintoma aparente.

Depois, se estiver tudo em ordem, o casal deve fazer um "pacto de fidelidade" antes de deixar o preservativo de lado. Ou seja: se um dos dois tiver algo fora do relacionamento, tem que se comprometer a usar camisinha corretamente. "Quando digo 'pacto' é para que um se responsabilize pela saúde do outro", alerta. Mesmo assim, é sempre bom lembrar que todo mundo está sujeito a cometer deslizes.

Outra dúvida enviada ao programa é sobre a prática de engolir sêmen. Você já deve ter ouvido falar que engorda, ou então que faz bem para a pele. Mas boa parte dessas afirmações não passam de mitos, diz Jairo. O que é verdade sobre a prática, ele avisa, é o risco de transmissão de doenças como hepatite e Aids.

"Há risco de transmissão de DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis] no sexo oral e esse risco aumenta quando há ejaculação e o parceiro ou a parceira engole o sêmen", explica o colunista.

A terceira pergunta é se existe risco de gravidez na transição de uma pílula anticoncepcional para outra. Em geral, os médicos recomendam que a usuária termine a cartela de um produto e comece a do outro. "Mas, em algumas situações, quando os anticoncepcionais são muito diferentes, é preciso tomar mais cuidado, por isso é preciso checar antes com o ginecologista qual a melhor forma para fazer a troca", afirma Jairo.

Assista aos demais vídeos do Jairo no UOL Saúde. E se você tem alguma pergunta sobre saúde, sexo ou comportamento, envie para drjairobouer@uol.com.br. Algumas questões serão selecionadas e respondidas nos futuros programas.