Topo

Comer demais pode não ser sua culpa e sim do seu cérebro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/07/2015 06h00

A desculpa científica para pegar mais uma fatia de bolo pode estar na sua tela neste momento. Cientistas acreditam que a falta de um hormônio no cérebro pode levar as pessoas a comer demais sem estar com fome e apenas pelo prazer.

O estudo foi realizado na faculdade de medicina norte-americana Rutgers Robert Wood Johnson, em New Jersey, e divulgado na publicação científica Cell Reports, nesta semana. Os pesquisadores descobriram que quando o hormônio GLP-1 (glucagon-like peptide-1) está reduzido no sistema nervoso central, o apetite aumenta mesmo que não haja a falta de nutrientes no corpo. O teste foi realizado com ratos que comeram além do normal e ainda preferiram comidas com muitas calorias.

O hormônio intestinal é secretado pelas células endócrinas L e também pelas células cerebrais e tem a função de regular os hábitos alimentares. Sua função é a de avisar o corpo que é a hora de deixar o garfo descansar.

Os pesquisadores manipularam a ativação do hormônio e o resultado foi que os ratos começaram a comer menos. Eles acreditam que essa descoberta pode levar ao surgimento de uma nova linha de inibidores de apetite que podem agir com mais foco para as pessoas que apresentarem deficiência ou mau funcionamento das células que produzem o hormônio.