Topo

Jovem que aplicou hidrogel no pênis tinha fascínio pela boa forma, diz irmã

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

28/07/2015 13h35

Uma pessoa calma, disciplinada e fanática pela boa forma. Assim é descrito por amigos e familiares o jovem, 18, morto na última sexta-feira (24) depois de aplicar hidrogel no pênis de forma clandestina em sua casa, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

De acordo com A., irmã do jovem, ele tinha fascinação pela boa forma. "Ele tinha um grande orgulho do corpo que conseguiu, postava fotos, fazia piadas, adorava ir para a academia. Mas nunca imaginei que ele faria algo do tipo", disse.

Parte da família se mudou para Ribeirão Preto no segundo semestre do ano passado. Nos primeiros meses, ela, o jovem e um outro irmão moraram juntos. "Estávamos todos nos dando bem aqui, ele tinha uma namorada, com quem morava. Era uma pessoa muito calma, tinha disciplina e era trabalhador", disse.

Segundo laudo divulgado ontem (27), o jovem morreu de insuficiência respiratória, causada possivelmente por uma embolia pulmonar, depois da aplicação. Ele chegou a ser internado no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto, mas não resistiu. A Polícia Civil de Ribeirão Preto vai apurar a morte.

Para o médico legista Marcos Abeid, responsável pelo laudo do óbito, a aplicação do hidrogel prejudicou os vasos sanguíneos que irrigam o órgão sexual. "Formou uma espécie de trombo nos vasos sanguíneos que irrigam o pênis, e esses trombos acabaram migrando para o pulmão, causando a embolia", disse.

Abeid acredita que o jovem aplicou o produto para ter aumento no tamanho do órgão sexual. "Estava bem inchado. Na literatura, há relato de usos do hidrogel em outras partes do corpo, mas eu nunca tinha visto no pênis. É assustador, as pessoas não devem fazer isso", afirmou.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libera o uso limitado da substância, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem restrições ao produto. O maior problema, segundo os médicos, é a aplicação clandestina do produto.

O corpo do jovem saiu de Ribeirão Preto, na tarde desta terça-feira (28), com destino a Codó, cidade de aproximadamente 120 mil habitantes no interior do Maranhão, de onde a família dele é originária. O enterro deve acontecer na quarta-feira.