Topo

Sergipe confirma sete casos de febre chikungunya

Wikimedia Commons/Wikipedia
Imagem: Wikimedia Commons/Wikipedia

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 10h56

Sergipe confirmou nesta quinta-feira (24) sete casos de febre chikungunya. Segundo o Núclero de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de janeiro a 24 de setembro, foram notificados 361 casos suspeitos de febre chickungunya. Desse total, sete tiveram resultado positivo. Um desses casos foi importado de Salvador, Bahia.

"Entre as amostras colhidas em pacientes residentes no Estado de Sergipe, foram identificados casos em Aracaju, Tobias Barreto, Cristinápolis e Rosário do Catete, embora outros municípios como Riachuelo, Siriri, Capela, Laranjeiras tenham intensificado a coleta em sua população, por estar passando por um surto de virose com sintomatologia semelhante a dengue, chikungunya e zika vírus. Os casos confirmados estão sendo investigados para a verificação de possíveis deslocamentos para outros Estados onde já havia transmissão confirmada estabelecida", disse Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da SES.

A febre chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos, como o Aedes aegypti e A. albopictus, os mesmos que transmitem a dengue. A febre chikungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue, mas as dores articulares fortes surgem quase imediatamente, sobretudo nas mãos e nos pés. Essas dores podem continuar por semanas ou meses.

Em relação à dengue, de janeiro a 21 de setembro de 2015, foram notificados 7.500 casos e 3.036 confirmações em Sergipe. Nesse período, foi confirmado uma morte devido à doença, no município de Neopólis. Em 2014, foram 4.110 casos notificados, 1.932 confirmados e três mortes. (Com informações do Portal da Saúde de Sergipe)