Topo

Médicos citam shows de Réveillon no CE para reclamar de salários atrasados

Campanha do Sindicato dos Médicos do Ceará critica gastos da prefeitura - Divulgação/Sindicato dos Médicos do Ceará
Campanha do Sindicato dos Médicos do Ceará critica gastos da prefeitura Imagem: Divulgação/Sindicato dos Médicos do Ceará

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 16h06

O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou nesta quarta-feira (14) a campanha “Cachê de Réveillon em dia. Pagamento de médico atrasado”. O objetivo é chamar a atenção da população para o fato de profissionais da categoria estarem com os salários atrasados enquanto a Prefeitura de Fortaleza investe na realização da festa de Réveillon da cidade.

Para a presidente do Sindicato, Dra. Mayra Pinheiro, há falta de prioridade na utilização de verbas públicas por parte da prefeitura. Ela critica a contratação de artistas como Claudia Leitte e da dupla Jorge e Mateus em um momento de crise econômica, onde há registro de casos de atraso de salários na categoria.

“Nós continuamos com hospitais sem medicamentos, com equipamentos quebrados, sem condições de salubridade e de segurança para os profissionais trabalharem, o que coloca em risco a qualidade do atendimento à população”, afirma, em nota publicada no site oficial da categoria.

Levantamento do Sindicato aponta que há atraso de salário de profissionais que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na Santa Casa de Misericórdia e nos “Gonzaguinhas” e “Frotinhas”, hospitais distritais da capital cearense.

“A inversão de prioridades fica evidente quando de um lado nos deparamos com contratações milionárias para a festa e de outro temos profissionais com pagamentos atrasados que, mesmo em meio a essas adversidades de infraestrutura estão, diuturnamente, prestando serviços à população”, diz a Dra. Mayra Pinheiro.

A campanha

A campanha contempla a veiculação de spots na programação das rádios locais entre os dias 14 e 31 de dezembro, além de posts em redes sociais e anúncios em outdoors entre os dias 26 de dezembro e 12 de janeiro de 2017. "Tenta marcar cirurgia com a Claudia Leitte", estampa um outdoor da campanha.

"Em Fortaleza, os médicos sofrem com atraso de pagamento. Mas, para pagar cachês milionários no Réveillon, não falta dinheiro na Prefeitura", diz a campanha que está sendo veiculada nas rádios.

A ação faz ainda uma brincadeira com uma melodia de axé, ritmo predominante nas festas de Réveillon na cidade. "Vai começar a cirurgia / A cirurgia, a cirurgia / Já preparei a anestesia / anestesia, anestesia / Olha a agulha, mainha!", diz a letra do jingle.

Em nota, a prefeitura de Fortaleza informou que os salários de todos os servidores municipais estão em dia, inclusive o décimo terceiro salário. "Houve um problema pontual com o contrato de gestão de uma cooperativa que é responsável pelo gerenciamento e pagamentos dos profissionais de duas das seis UPAS do município de Fortaleza (Vila Velha e do Bom Jardim), mas já foi devidamente equacionado pela gestão municipal".