Topo

Sutiã apertado e desodorante causam câncer? Esclareça mitos sobre a doença

Shutterstock/ Revista Ana Maria
Imagem: Shutterstock/ Revista Ana Maria

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 11h00

Existem muitos mitos sobre o que causa câncer, o que previne a doença e sobre o tratamento da doença que matou mais de 223 mil pessoas no Brasil em 2015. O número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Confira respostas para algumas dúvidas dadas por Raphael Brandão, especialista em oncologia do CPO (Centro Paulista de Oncologia) e pós-graduado pelo Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School.

  1. Super-alimentos podem prevenir ou curar câncer?

    As pessoas pensam que há um alimento ou um tipo de alimento que pode resolver todos os seus problemas e reduzir o risco de câncer, porém, não há evidência científicas que comprovem isso. Até o momento, o que se sabe é que frutas e vegetais coloridos, grãos integrais e fontes saudáveis de proteínas como o peixe e feijão compõem uma dieta saudável.
     

  2. Sutiã apertado pode causar câncer de mama?

    Os sutiãs não causam câncer de mama. Um estudo publicado em 2014 provou que não houve diferença no risco entre as mulheres que usavam um sutiã e as mulheres que não usavam sutiã.
     

  3. Beber café ou chá pode reduzir o risco de câncer?

    Existem muitas pesquisas sobre se o chá verde ou o café podem afetar o risco de câncer. Os resultados são controversos. O que sabemos até agora é que os antioxidantes em frutas e vegetais são protetores contra o câncer, o que realmente não sabemos é se os mesmos antioxidantes estão no chá ou no café.
     

  4. Desodorantes causam câncer de mama?

    As pessoas acreditam que se você não pode suar, suas toxinas se acumulam e podem potencialmente causar câncer. Porém, não há nenhuma evidência para sugerir que antitranspirantes podem causar câncer.
     

  5. Açúcar causa câncer?

    O açúcar com moderação não causa câncer, e nem agrava quadros da doença. O açúcar é necessário para apoiar o sistema imunológico, que combate o câncer. A glicose (açúcar) com moderação é parte de uma dieta equilibrada.

    Mídia indoor, agulha, injeção vacina, vacinar, vacinação, epidemia, vacinar, gripe, braço, mulher, saúde, saudável, hospital, enfermeira, médico, medicina, viagem, paciente, campanha - Shutterstock - Shutterstock
    Imagem: Shutterstock

  6. Vacinação infantil pode causar câncer?

    Não existe nenhuma evidência para este mito. Ao contrário, a prevenção de infecções previne o desenvolvimento de câncer.
     

  7. Se você tem câncer, você deve descansar e evitar esforço físico?

    Cada vez mais temos evidências científicas robustas sobre o efeito dos exercícios físicos nos pacientes com câncer. A atividade física é um tipo de terapia que beneficia o sistema imunológico, diminui a fadiga, melhora a saúde mental e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia.
     

  8. Quem tem pele mais escura não podem ter câncer de pele e não precisam usar protetor solar?

    Têm sido diagnosticados inúmeros casos de câncer de pele em todos os tipos de pele.

    25.fev.2017 - As manchas escuras nesta mostra cervical revelam caso de câncer de colo uterino - SPL - SPL
    Manchas escuras em mostra cervical revelam caso de câncer de colo uterino
    Imagem: SPL

  9. O tratamento do câncer de próstata sempre causa impotência?

    Não é verdade. A tecnologia atual pode oferecer benefícios que não deixam os homens permanentemente impotentes após a cirurgia ou radioterapia. Além do mais, estes procedimentos podem ser completamente curativos, o que significa que ele remove todo o câncer. A estimativa é que no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, tenham sido diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.
     

  10. Quimioterapia significa que você vai perder o cabelo?

    Assim como existem variados tipos de câncer, também há vários tipos de quimioterapia. Existem certas quimioterapias que causam perda de cabelo, mas há muitas que não. Muitas quimioterapias são muito bem toleradas e têm efeitos colaterais muito mais sutis.
     

  11. Câncer simplesmente acontece, não há nada que você possa fazer para evitá-lo?

    Até 50% de todos os cânceres podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, estilo de vida, exercícios e dieta. Exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis, evitando o excesso de açúcar e alimentos processados, reduzem as chances de câncer.
     

  12. Você terá câncer apenas se tiver outros casos em sua família?

    Existem padrões de herança familiar em muitas formas de câncer, porém as formas mais comuns de câncer são muitas vezes não relacionadas à genética. Mais importante ainda, mesmo se um câncer é genético, não significa necessariamente que você vai ter câncer. Ainda não sabemos por que determinados pacientes terão um câncer, enquanto outros membros da família com genética e exposição ambiental semelhantes não.
     

  13. Metástase é uma sentença de morte?

    Muitas pessoas pensam que o câncer é incurável, apesar de todo o dinheiro que foi investido em décadas de pesquisa. Porém, embora o câncer possa ser um diagnóstico devastador, não é impossível a cura. Novas pesquisas em imunoterapia, por exemplo, permitem dar esperanças para os pacientes.
     

  14. Fé é apenas uma fuga para os pacientes com câncer?

    Os pacientes com câncer que possuem fortes crenças religiosas têm melhores resultados. De acordo com o CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), 69% dos pacientes com câncer dizem que oram por sua saúde. Um estudo recente publicado no jornal Cancer sugere uma ligação entre crenças religiosas e melhor saúde física relatada entre os pacientes com câncer. Os pesquisadores dizem que a religião e a espiritualidade podem ajudar os pacientes a encontrarem sentido na sua doença e a proporcionar conforto diante do medo.