Topo

Brócolis e fibras: como alimentos ajudam no tratamento de diabetes

Couve de bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho são bons alimentos para diabéticos - Getty Images/iStockphoto
Couve de bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho são bons alimentos para diabéticos Imagem: Getty Images/iStockphoto

André Carvalho

Do UOL, em São Paulo

31/07/2017 10h59

A dieta é fundamental para o controle de quem tem diabetes do tipo 2. No entanto, o cuidado não está apenas na redução da ingestão de açúcares, estudos mostram que a inclusão de certos alimentos tem resultado efetivo no tratamento da doença. Entre os alimentos recomendados estão brócolis, couve, repolho e outros alimentos ricos em fibras.

Estudo recente publicado na revista Science Translation Medicine endossa essa tese, identificando no brócolis como um "remédio" efetivo no tratamento do diabetes do tipo 2.

A pesquisa, realizada com ratos e humanos, mostrou que o brócolis tem um composto (glucorofanina) que o corpo transforma em sulforafano, e esse antioxidante reduz a produção de glicose pelo fígado. A atuação desse composto seria semelhante à de um dos medicamentos mais usados no tratamento de diabetes, a metformina.

O mesmo composto químico pode ser encontrado em outros alimentos da mesma família, como a couve, a couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho e folhas de mostarda, explica Maristela Strufaldi, nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O diabetes atinge 9 milhões de brasileiros, segundo Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, com maior prevalência na população a partir dos 60 anos. E o tipo 2, relacionado à alimentação e obesidade, é o tipo mais comum.

Cozinhar no vapor é a melhor forma de preparo para o brócolis ou a couve-flor - Thinkstock - Thinkstock
Cozinhar no vapor é a melhor forma de preparo para o brócolis ou a couve-flor
Imagem: Thinkstock

Colocando no cardápio

A nutricionista Carolina Guerini, professora da Universidade Federal do Rio Grande Sul, estudou em seu doutorado os efeitos do sulforafano. Segundo ela, outros estudos já haviam apontado a eficácia do composto na prevenção do desenvolvimento de câncer, "especialmente de intestino".

Sabe-se que pessoas que comem um prato de sobremesa de brócolis de 3 a 4 vezes por semana têm uma prevalência mais baixa de doenças crônicas, como o câncer. E a quantidade de sulforafano contida neste pratinho é mais ou menos semelhante à do presente no estudo."

No estudo mais recente, os cientistas norte-americanos utilizaram extrato de broto de brócolis em cápsula.

"O brócolis cozido tem uma biodisponibilidade maior. Não precisa estar hipercozido, uma leve cocção já deixa ele no melhor ponto de absorção desse composto pelo nosso corpo", diz Guerini.

A fritura, por outro lado, não é recomendada, já que alimentos antioxidantes são sensíveis a altas temperaturas e perdem suas propriedades.

Fibras para que te quero!

Alimentos ricos em fibras, como lentilha, grão-de-bico, aveia e frutas, também são importantes na prevenção e no tratamento do diabetes do tipo 2.

As fibras fazem com que haja a diminuição da absorção de gordura dos alimentos, ajudando o indivíduo a manter um peso saudável. Já no tratamento, de acordo com Guerini, "a fibra lentifica a absorção do carboidrato, fazendo com que a glicemia não se eleve tanto".

Além disso, elas ajudam a regular a flora intestinal —e é no intestino que é transformada boa parte da glucorafanina em sulforafano, após a ingestão do alimento.

De acordo com estudos, a ingestão diária de 30 a 35g de fibras pode reduzir a incidência de diabetes do tipo 2. Uma maçã de tamanho médio tem cerca de 4,5g de fibras, ao passo que uma porção de 100g de grão-de-bico contém, em média, 17g de fibras.

Grão-de-bico é rico em fibras, cada 100g do grão tem 17g de fibras - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Grão-de-bico é rico em fibras, cada 100g do grão tem 17g de fibras
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Alimentação saudável

Para a endocrinologista Silmara Leite, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), a descoberta corrobora a importância da alimentação no tratamento. "Podemos entender melhor agora porque os pacientes diabéticos que tinham uma alimentação balanceada com grande presença de crucíferas no cardápio tinham uma reposta superior àqueles que não tinham esses alimentos na dieta".

De acordo com a IDF (Federação Internacional do Diabetes), um estilo de vida saudável pode prevenir em até 70% o diabetes 2.

Strufaldi lembra que não basta incluir o brócolis no prato, é preciso seguir uma alimentação balanceada. O ideal é que a dieta seja rica em vegetais, legumes e frutas, castanhas e carnes brancas.