Topo

"I Want to Break Free": músico do Queen faz textão contra conector da Apple

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

22/11/2018 12h24Atualizada em 29/11/2018 17h29

Se você odeia os cabos dos aparelhos da Apple, acaba de ganhar um grande aliado para manter a empresa sob pressão: Brian May, guitarrista da lendária banda inglesa Queen (e com PhD em astronomia, caso você não saiba. É sério).

May postou no Instagram uma foto de um conector de cabo do Macbook (do tipo USB-C) dobrado, declarando: "Esta é uma das razões pelas quais meu amor pela Apple está se transformando em ódio".

VEJA TAMBÉM:

O conector não se dobrou com nenhum tipo de mágica, mas sim quando o músico afirmou ter apenas movimentado o notebook com o cabo plugado. "se algo puxar o fio ele não se solta inofensivamente como no Mag-Safe [tecnologia magnética usada em antigos cabos do Macbook]. E se uma dessas coisas estiver conectada no lado esquerdo, e viramos o computador para a esquerda para inserir o cabo no lado direito, isso acontece".

"Agora somos obrigados a usar esses malditos conectores USB-C para tudo. Isso significa que temos que carregar um punhado de adaptadores irritantes, temos que jogar fora TODOS os nossos antigos fios de carregamento e gastar toneladas de dinheiro em novos", falou May no textão.

O guitarrista ainda reforçou a crítica de obsolescência programada dirigida à Apple, dizendo que a empresa não quer que seus produtos vivam para sempre.

"Também descobri recentemente como a Apple Help se preocupa se você tiver problemas - tudo o que eles querem fazer é vender mais coisas para você. Com tudo isso somado, a Apple se tornou um monstro totalmente egoísta."

Por outro lado, como muitos usuários Apple --que veem na empresa o amor de sua vida-- o músico reconhece que ainda tem dificuldades para querer se libertar e encontrar outro alguém para amar. "Mas eles nos escravizam. É difícil encontrar uma saída. Alguém aí tem o mesmo sentimento?".

A postagem de May no Instagram teve até o momento de publicação desta nota mais de 79 mil curtidas. E muitos comentários endossaram as críticas, geralmente dizendo que donos de telefones Android são os campeões.

"Mais um a comer poeira", disse um usuário. "Vá para a Samsung. Desista da religião", "É por isso que eu não comprei o novo MacBook Pro", disseram outros. Mas houve defesas também, ainda que poucas: "A Apple é uma visão, filosofia e um estilo de vida. Construir esta plataforma teve uma precisão incrível", elogiou um fã. "Isso [o problema] também acontece em marcas como Samsung", acusou outro.

Uma busca por "cabo da Apple" no site de defesa do consumidor Reclame Aqui devolveu mais de 900 resultados. A maioria das reclamações dizem que não funcionam ou têm mau contato. Dos recentes, apenas um falou que o cabo chegou a derreter.

Procurada pelo UOL, a Apple disse que não vai se manifestar.