Topo

Nevascas paralisam a Europa; mortos já são quase 300

Em Kiev (Ucrânia)

05/02/2012 15h34

Vários países da Europa estavam praticamente paralisados neste domingo por causa da onda de frio e das intensas nevascas que nos últimos dias provocaram a morte de quase 300 pessoas e deixaram povoados sepultados sob a neve.


O registro de vítimas aumenta a cada dia e no domingo chegava a 297 mortos, em sua maioria no leste do continente europeu, principalmente na Ucrânia e na Polônia, os dois países mais afetados, que somam 184 vítimas.

Na Ucrânia, as autoridades indicavam neste domingo 131 mortos e cerca de 2.000 pessoas hospitalizadas. Os postos temporários de socorro, com aquecimento e comida, já receberam mais de 75.000 pessoas nos últimos dias.

Neste domingo, a temperatura era de cerca de 10 graus centígrados abaixo de zero em Kiev, depois de ter chegado a -30 durante a noite.

Já na Polônia os termômetros registraram 22 graus abaixo de zero no sábado à noite no nordeste do país, onde o frio matou oito pessoas, elevando o total para 53.

A maior parte das vítimas é de moradores de rua, muitos deles alcoólatras. A capital da Bósnia, Sarajevo, estava neste domingo praticamente paralisada, coberta por mais de um metro de neve. Somente as avenidas principais e algumas poucas ruas do centro estavam transitáveis.

Os presidentes da Croácia e da Sérvia, respectivamente Ivo Josipovic e Boris Tadic, ficaram bloqueados momentaneamente em uma estação de esqui.

O registro na manhã deste domingo na Sérvia era de nove mortos e um desaparecido.

Na Romênia, seis novas mortes foram confirmadas neste domingo, elevando o total para 34 nos últimos dias.

No restante da Europa, 15 mortes foram registradas na Lituânia, dez na Letônia, seis na República Tcheca, quatro na Áustria, duas na Croácia e na Grécia, e uma na Eslováquia, Montenegro e Macedônia.

A situação era menos grave no oeste do continente.

O frio intenso persistia na França neste domingo, enquanto que na Itália, a capital, Roma, estava coberta de neve.

A noite de sábado foi a "mais fria deste inverno" na Alemanha, onde as ilhas turísticas de Juist e Wangerooge estavam completamente isoladas.

O Reino Unido também foi afetado, com uma camada de neve de mais de 16 centímetros em Suffolk (leste) que obrigou várias pessoas a passar a noite no interior de seus automóveis, bloqueados pela nevasca.