Topo

Opositores comemoram morte de Thatcher em Trafalgar Square

Em Londres

13/04/2013 19h14Atualizada em 13/04/2013 23h16

Centenas de opositores de Margaret Thatcher festejaram na noite deste sábado, na Trafalgar Square, centro de Londres, a morte da ex-primeira-ministra britânica, vítima de um derrame cerebral no início da semana.

Antigos mineiros de carvão que participaram da greve nos anos 80 contra o governo da chamada "Dama de Ferro" se uniram a ativistas de extrema esquerda e a estudantes para comemorar a morte de Thatcher.

A multidão levou até os pés da coluna de Nelson uma efígie da líder conservadora, que incluía o característico colar de perolas e um cabelo formado por bolsas de plástico da cor laranja.

A manifestação foi acompanhada de perto pela polícia, após os incidentes da noite de segunda-feira durante comemorações espontâneas pela morte de Thatcher, aos 87 anos.

O clima era de carnaval na Trafalgar Square, com gente de todas as idades dançando, tocando instrumentos de percussão e fazendo barulho com apitos e buzinas.

A polícia prendeu cinco pessoas por embriaguez, perturbação da ordem pública ou agressão.

David Douglass, um ex-mineiro e membro da União Nacional de Mineradores de Yorkshire, disse que ficou "muito feliz" ao saber da morte de Thatcher.

Foi uma "mulher horrível" e "estamos absolutamente furiosos pela imagem que a TV passou de que todo o país está de luto".

Neste sábado, vários torcedores do Liverpool exibiram cartazes criticando Thatcher durante a partida da Premier League contra o Reading (0-0) e cantaram "Maggie está morta, morta, morta".

Durante sua gestão, entre 1979 e 1990, Thatcher privatizou indústrias, cortou drasticamente os gastos públicos, desmantelou partes importantes do Estado de bem-estar, reduziu impostos e enfraqueceu os sindicatos.

Com sua política ultraliberal, a "Dama de Ferro" provocou um forte aumento do desemprego e enfrentou graves conflitos sociais, como a longa greve de mineiros, severamente combatida em 1984.