Topo

Bombeira morre no combate a incêndio em Portugal

22/08/2013 17h11

LISBOA, 22 Ago 2013 (AFP) - Uma bombeira morreu nesta quinta-feira à tarde e nove ficaram feridos, um deles com gravidade, em um grande incêndio nos arredores de Viseu, no centro de Portugal, indicaram as equipes de emergência no local.

A morte dessa jovem de 22 anos foi confirmada à imprensa portuguesa pelo comandante José Bismarck, que coordena os serviços de emergência no local.

Além disso, nove bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade, e foram retirados de helicóptero, quando lutavam contra as chamas nas montanhas de Tondela, no distrito de Viseu.

Os bombeiros foram surpreendidos pelas chamas, que "rapidamente os cercaram", explicou Bismarck à agência de notícias Lusa, indicando que nenhuma casa estava em perigo.

A jovem que morreu no incêndio fazia parte de uma equipe de bombeiros da periferia de Lisboa que tinha se deslocado para Tondela para reforçar as equipes mobilizadas no combate aos incêndios que se agravaram nos últimos dias.

No total, mais de 1.000 bombeiros lutavam contra 13 grandes focos no norte e no centro do país.

As regiões de Vila Real (norte) e de Viseu concentravam os incêndios maiores. Outro incêndio avançava no parque natural de Duero, em Miranda do Douro, na fronteira com a Espanha (nordeste), onde bombeiros estavam mobilizados de ambos os países.

As autoridades decretaram nesta quinta-feira alerta máximo em 20 distritos diante do risco de novos incêndios, enquanto o país continua a registrar temperaturas elevadas.

Segundo o último relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), cerca de 31.000 hectares pegaram fogo em Portugal entre 1º de janeiro e 15 de agosto, contra 110.000 hectares no ano passado.