Topo

Temporal e enchentes deixam nove mortos e um ferido na Nicarágua

15/10/2014 20h53

MANAGUA, 15 Out 2014 (AFP) - Nove pessoas morreram, uma ficou ferida e mais de mil estavam desabrigadas nesta quarta-feira devido a enchentes resultantes das fortes chuvas que castigam a Nicarágua há uma semana, após vários meses de seca - informou o governo.

A maioria das vítimas morreu afogada, arrastada pela força das águas de rios que transbordaram.

Um homem foi atingido por um raio e morreu, no departamento de Manágua, anunciou a porta-voz do governo, a primeira-dama Rosario Murillo, acrescentando que o irmão dele ficou ferido e foi levado para um hospital da capital.

Segundo o balanço oficial, as chuvas atingem 42 dos 153 municípios do país. Até o momento, 1.022 pessoas estão instaladas em abrigos, e 158 quilômetros de estradas foram danificados.

O governo calcula que cerca de 22 mil pessoas tenham sido afetadas por inundações nesta última semana.

Os temporais também castigam o Caribe norte da Nicarágua. Segundo notícias da imprensa local, há várias comunidades alagadas, e plantações inteiras prejudicadas pelo transbordamento dos caudalosos rios Prinzapolka e Coco. Este último faz fronteira com Honduras.

A temporada de chuvas fortes do inverno chegou após cinco meses de seca na região do Pacífico da Nicarágua. O prejuízo foi significativo, com a perda de grande parte da primeira safra agrícola, que sai em julho. Mais de 2.500 cabeças de gado morreram.