Conteúdo publicado há 24 dias

Além do RS, quais estados podem ter chuvas intensas nos próximos dias?

Depois dos temporais históricos que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas intensas para outras regiões do país. Estados da região Norte estão sob alerta de "perigo potencial" para os próximos 10 dias.

Veja a previsão

"Chuvas intensas com perigo potencial". O Inmet divulgou neste domingo (5) que os estados Amapá, Amazonas, Pará e Roraima poderão receber chuvas intensas, com alerta de "perigo potencial" ao longo dos próximos 10 dias. Esse tipo de aviso meteorológico é o primeiro na escala do Inmet. Os outros são "perigo" e "grande perigo".

São previstos acumulados maiores que 70 milímetros de chuva em grande parte da região Norte entre os dias 7 e 15 de maio, de acordo com o Inmet.

Para os próximos dois dias, a previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer momento no norte do Amazonas, todo o estado de Roraima, Amapá e o norte do Pará, segundo a Climatempo. "Serão temporais. O volume da chuva é bastante elevado e são esperadas rajadas de vento que ultrapassam os 70km/h", informou um recente comunicado do portal.

Já no Acre, norte de Rondônia e interior do Pará, entre segunda (6) e terça-feira (7) também devem ocorrer pancadas de chuva, mas apenas no fim do dia e de maneira mais isolada, "com moderada a forte intensidade", ainda segundo a Climatempo.

No Nordeste, o Inmet prevê pancadas de chuva que podem superar os 60 milímetros no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região. Para a Bahia é esperado um acumulado de chuva com "risco potencial" apenas no litoral. Nas demais áreas nordestinas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Chuvas no RS

Tempestades também estão previstas para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina até a segunda semana de maio. "A previsão é de pancada de chuva que pode superar 80 milímetros no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No restante da região Sul, são previstos acumulados menores", segundo Inmet.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 78 mortes no estado nos últimos dias em razão das chuvas. Ao menos 105 pessoas seguiam desaparecidas até o início da noite deste domingo (5).

Continua após a publicidade

Calor e alerta de 'grande perigo'

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet espera tempo seco e quente para os próximos dias, com alerta de ondas de calor com 'grande perigo' nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Todas as capitais dessas regiões têm previsão de máxima acima dos 30°C ao longo da próxima semana, de acordo com a Climatempo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes